Information and monitoring systems of the marine biodiversity of the Southwest Alentejo and Costa Vicentina Classified Areas | - CCMAR -

Acrónimo
MARSW
Orçamento CCMAR
343500.00k€
Orçamento Total
1051891.92k€
PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos
Câmara Municipal de Aljezur
Câmara Municipal de Vila de Bispo
Câmara Municipal de Odemira
Fundo Ambiental
CCMAR
FFCUL- Fundação Faculdade Ciências Universidade de Lisboa
Universidade de Évora, Laboratório de Ciências do Mar - MARE
Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)
03/2017 a 01/2020

Descrição

Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas do Sudoeste Alentejo e Costa Vicentina

O projeto MARSW reúne informações sobre distribuição espacial e status de habitats e espécies do Parque Natural Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). Esta informação é central para a tomada de decisões de gestão do PNSACV, que deve garantir a conservação eficiente da biodiversidade marinha, incluindo habitats e espécies prioritários da rede Natura 2000. As informações sobre habitats e espécies marinhas serão disponibilizadas através de um portal geográfico da Internet (SIMARSW).

Simultaneamente, está a ser desenvolvido um modelo de monitorização para o PNSACV, que consistirá nos métodos de amostragem e indicadores de efeitos de proteção mais adequados. Esse modelo servirá de base para a avaliação a longo prazo dos efeitos de proteção, tanto biológicos quanto socioeconómicos, de zonas com diferentes níveis de proteção. Além disso, está prevista a harmonização de abordagens metodológicas entre o PNSACV e outros dois parques marinhos: PN Litoral Norte e PN Arrábida.

Os principais aportes sobre a biodiversidade e os efeitos de proteção do PNSACV fornecidos pelo MARSW permitirão avaliar a adequação das medidas de proteção atuais e o seu potencial reajuste. Assim, o projeto MARSW visa contribuir para informar os orgãos de gestão, para uma conservação mais eficiente e uso sustentável dos recursos marinhos do Parque. O projeto também visa alcançar as partes interessadas e os utilizadores dos parques marinhos com o conhecimento recolhido, a fim de estimular o seu interesse pelos benefícios que a proteção desta área lhes pode trazer.

Membros

Pedro Alexandrino Silva Ferreira Martins Monteiro
Research Assistant
Notícias
Este evento, reuniu cerca de 30 investigadores de conservação marinha para reduzir, editar e validar a lista de indicadores das áreas marinhas protegidas.
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina comemorou o seu 32º aniversário no início do mês e para celebrar foram divulgados resultados e lançado o site do projeto MARSW.
Desde o mês de julho que a equipa do CCMAR retomou as saídas ao PNSACV. Estas campanhas, encontravam-se suspensas devido ao contexto da atual pandemia, mas voltaram em força e cumprindo todas as medidas de segurança a bordo.
Na Arrábida e na costa SW portuguesa, a conservação marinha foi promovida por estes dois projectos que terminaram este verão.
Nesta exibição são apresentados alguns dos principais resultados obtidos no projeto MARSW nomeadamente sobre espécies com interesse de conservação ou comercial, de habitats considerados prioritários para a conservação ou de...
O estudo é fruto de um ano de trabalho conjunto de 67 peritos que estabeleceram uma lista final de 37 indicadores selecionados. Pela primeira vez foram tidos como prioritários indicadores de governança.