ÁGUAS VIVAS por João Rodrigues | CCMAR
  • Cientistas salvam corais após tempestades e pedem a sua ajuda
    Investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) estão a recolher um tipo de corais chamados gorgónias, que deram à costa após as recentes tempestades, para as transplantar de volta ao seu habitat natural.
  • ATT: Marine Biogeochemistry Training School
    Faro, Portugal, from the 5th to the 8th of June, 2018. Registration and Fellowship details.
  • Seminários do CCMAR
    Todas as semanas organizamos seminários. É uma oportunidade para dar a conhecer o que fazemos e também promover parcerias com outras instituições e empresas. Entrada livre. Veja o programa completo!
  • SIBIC2018
    VII Congress of the Iberian Society for Ichthyology, Faro, Portugal, from the 12th to the 16th of June, 2018. REGISTER NOW
  • 24th IUPAC International Conference on Physical Organic Chemistry (ICPOC 24)
    Will take place in Portugal, Faro, from 1 to 6 July 2018.

ÁGUAS VIVAS por João Rodrigues

Quarta, 18 Abril, 2018
at
Anf. C (CP) - Universidade do Algarve (Campus de Gambelas)

CCMAR SEMINARS

18 de abril, 13h30

Anf. C (CP)

ÁGUAS VIVAS por João Rodrigues

Poster

“Um dos maiores tesouros da nossa região”: é assim que João Rodrigues, fotógrafo português caracteriza a magia escondida nas águas algarvias. A palestra “Aguas Vivas por João Rodrigues” revela fotografias que captam momentos únicos de animais marinhos nas águas algarvias, dando a conhecer três histórias incríveis do património natural escondido abaixo da superfície.

A mostra retracta a beleza subaquática da região do Algarve, que em parte se encontra ameaçada e pretende contribuir para que mais pessoas possam conhecer este tesouro submerso que merece a especial atenção de todos.

As fotografias foram captadas no passado ano de 2017 no Mar do Algarve, ao longo de mais de quatro meses de mergulho.

“Acredito que as entidades públicas e outras organizações, com responsabilidade na gestão do território, devem contribuir activamente para uma maior informação e preservação do meio ambiente. As inquietantes notícias sobre a prospecção e exploração de hidrocarbonetos, assim como a poluição e sobre-exploração pesqueira, reforçam o meu sentido de missão em dar a conhecer aquilo que posso ver com os meus olhos e capturar com a minha máquina fotográfica”, conta o fotógrafo.

Biografia

João Rodrigues, fotojornalista de história natural e conservação, nasceu em 1989, na cidade de Torres Novas, Portugal. Fascinado pelo mundo natural, mudou-se para Faro, aos 17 anos de idade, para estudar biologia e satisfazer o seu desejo de viver perto do mar.

João Rodrigues licenciou-se em Biologia pela Universidade do Algarve, em Faro, e obteve o grau de Mestre em Biodiversidade e Conservação Marinha pela Universidade de Ghent, na Bélgica.

Como biólogo e mergulhador (técnico, rebreather e espeleo-mergulhador), João Rodrigues tem sido muito ativo na exploração e no estudo de ambientes marinhos e aquáticos.

Desde 2010, tem trabalhado em diversos cenários desafiantes como: grutas de água doce, montes submarinos profundos da Dorsal Mesoatlântica, águas geladas dos mares nórdicos, naufrágios do mar báltico, grutas marinhas, estuários, recifes, rios, lagos, etc.

A sua paixão e experiência em fotografia de história natural cresceu enquanto João Rodrigues viveu no arquipélago dos Açores. Durante os anos 2015 e 2016, trabalhou como guia, mergulhador de segurança e assistente de aclamados fotógrafos e cineastas subaquáticos. Participou em várias campanhas de fotografia para revistas internacionais de mergulho e deu o seu contributo a documentários como "Europe´s Wild Islands" da National Geographic Channel, "Blue Planet 2" da BBC, "Oásis-Azores Islands-North Atlantic Ocean" da NHK, "+ ou - 5mètres" do canal Arte,  "Life at the Extreme-Deep / Azores" do canal iTV etc.

João Rodrigues acredita que a fotografia é uma das armas mais poderosas para a conservação da Natureza. Atualmente, é colaborador da revista National Geographic Portugal e encontra-se a trabalhar em projetos de divulgação do património natural subaquático algarvio assim como a colaborar com grupos de investigação de universidades portuguesas.

Combinando um conhecimento académico aprofundado em ambientes selvagens (especialmente marinhos e aquáticos) com uma perspetiva diferente para captar imagens, o seu objetivo é apaixonar e educar as pessoas sobre a natureza, através da sua fotografia.

Poster

Activity type