Sessão final de divulgação de resultados Workshop Água e Biodiversidade - SOWAMO | CCMAR
CCMAR recebe alunos da Oceans University de Xangai
Vinte e cinco alunos da Oceans University de Xangai vão frequentar este ano a Summer School no CCMAR. Durante 15 dias, estes alunos vão ficar a conhecer as áreas de investigação do Centro e vão aprofundar os seus conhecimentos de inglês.

Sexta, 28 Abril, 2017
at
Auditório C8 3.24, Campus de Gambelas, Universidade do Algarve

O projeto SOWAMO (Sowing Water in Monchique Mountain) é um projeto de demonstração de carácter inovador que alia a gestão da recarga induzida de aquíferos ao combate aos efeitos das alterações climáticas que terão um efeito profundo nas zonas mediterrâneas.

Esta é a sessão final de divulgação de resultados do Workshop Água e Biodiversidade.

REGISTE-SE JÁ

09:00-09:30 Recepção dos convidados/Abertura da Sessão

Mesa de Abertura: Alexandra Teodósio (CCMAR), Rui Miguel da Silva André (Município de Monchique), José Martins Carvalho (TARH)

1ª Sessão – Projecto SOWAMO
09:30 -09:45 Apresentação do projecto SOWAMO – Objectivos (José Martins Carvalho – TARH)
09:45-10:15 O sistema hidrogeológico e as estruturas de recarga SOWAMO – Projecto e Execução (Tiago Carvalho –TARH)

10:15-10:45 Estruturas de recarga Sowamo: Implantação no território e interligação com o Sistema de Abastecimento Público (Sónia Gil – Município de Monchique)

10:45-11:15 Coffee Break

11:15-11:45 Biodiversidade – resultados das campanhas de caracterização das comunidades, relações tróficas e avaliação de impactes (Alexandra Teodósio e Francisco Leitão – CCMAR/Universidade do Algarve)
11:45-12:15 Environmental ecosystem services assessment. Importance of water distribution on forest protection (Nicholas Clarke – NIBIO)
12:15-12:45 Resultados e impactes do projecto SOWAMO no sistema hidrogeológico (Tiago Carvalho – TARH)

12:45-14:00 Pausa para almoço

2ª Sessão – Meios dulçaquícolas. Ameaças face às alterações climáticas
14:00-14:40 Charcos temporários mediterrânicos projeto LIFE Charcos (Margarida Cristo - CCMAR/Universidade do Algarve; José Paulo Monteiro - CTA/Universidade do Algarve
14:40-15:20 Voluntariado Ambiental para a Água (Paula Vaz – APA/ARH Algarve; Stephan Hugman – A nossa Terra)

15:20-16:00 Águas Subterrâneas e biodiversidade (Amélia de Carvalho Dill, CITEUC/Universidade do Algarve; Judite Fernandes – LNEG)

16:00-16:15 Projeto Relict: "Uma nova proposta sobre as formações de Rododendro da Serra de Monchique" (Carlos Pinto Gomes, Universidade de Évora; Sónia Martinho - Município de Monchique)
16:15-16:30 Discussão

Download do Programa

REGISTE-SE JÁ

Principais Objectivos do projeto:

• Demonstrar a aplicabilidade das técnicas de recarga induzida para a mitigação dos efeitos dos fenómenos de seca severa em climas mediterrâneos e em ambientes de montanha

• Aumentar o conhecimento técnico e cientifico na projecção, construção e gestão de empreendimentos semelhantes.

• Desenvolvimento e disseminação de uma nova ferramenta de gestão de recursos hídricos.

• Melhoramento do caudal das nascentes utilizadas para abastecimento público em Monchique através do aproveitamento dos excedentes hídricos.

• Recuperação de habitats e espécies vulneráveis através da gestão activa.

• Promoção da ligação entre massas de água;

• Construção, sinalização e disseminação de um caminho temático sobre a recarga induzida de aquíferos.

• Promover a sensibilização da gestão da água com os stakeholders, escolas e público em geral.

• Contribuição para a inclusão das Alterações climáticas na politica e tomada de decisão a um nível local.

Activity type
Event