Workshop ‘Tecnologias inovadoras e sustentáveis de processamento e monitorização de qualidade alimentar de produtos do mar’ | - CCMAR -

Sexta, 24 Maio, 2019
Sala 0.10 (Videoconferência), Piso 1 Edifício 1, Campus Gambelas - UAlg

O workshop ‘Tecnologias inovadoras e sustentáveis de processamento e monitorização de qualidade alimentar de produtos do mar’ tem como objectivo apresentar tecnologias que contribuem para melhorar o processamento e monitorização de qualidade alimentar de produtos do mar (pescado, marisco e bivalves), nomeadamente:

- processamento alimentar não térmico (“pasteurização a frio”);

- etiquetas inteligentes TTI (“time and temperature indicators” ou indicadores de tempo e temperatura),

- utilização de tecnologias avançadas (análises de microbioma e proteoma) para identificar e validar novos biomarcadores de qualidade e segurança alimentar.

O workshop é especialmente direcionado para empresas de produção e distribuição de produtos do mar (pescado, marisco e bivalves), e está aberto a todos os interessados nas temáticas do processamento e monitorização de qualidade alimentar de produtos do mar.

Dia: 24 de Maio de 2019, 13:30h

Local: Universidade do Algarve - Campus de Gambelas - Sala 0.10 (Videoconferência), Piso 1 Edifício 1.

Inscreva-se aqui.

Programa

13:30h Projeto SUSHIFish (SUStainable production of HIgh quality aquaculture FISH using innovative tools and production strategies and integrating novel processing methods and cold chain management) | Deborah Power/Adelino Canário, CCMAR/Univ. Algarve

14:00h Novas tecnologias de processamento alimentar de produtos do mar e monitorização de qualidade durante o armazenamento | Fanny Tsironi, National Technical University of Athens (NTUA), Grécia (inclui demonstração de etiquetas inteligentes TTI, “time and temperature indicators”)

14:45h Microbiomas como ferramentas para desenvolver marcadores de qualidade e segurança alimentar de produtos do mar | Patrícia Pinto, CCMAR/ Univ. Algarve

15:00h Proteómica como ferramenta para desenvolver marcadores de qualidade alimentar de produtos do mar | Liliana Anjos, CCMAR/ Univ. Algarve

15:15h Sessão de provas e encerramento

Mais informações sobre o projecto SUSHIFish em www.sushifish.eu.

Contexto e noções dos estudos que estão a ser realizados no projeto SUSHIFISH

Processamento alimentar

Tecnologias de processamento alimentar não térmico (“pasteurização a frio”).

- Vantagens:

• aumentar a segurança alimentar;
  • melhorar a aceitação pelo consumidor;
  • aumentar a durabilidade de produtos alimentares perecíveis, como é o caso de produtos do mar refrigerados.

Os estudos revelam a aplicabilidade da pasteurização a frio aos produtos do mar, mantendo a sua qualidade durante mais tempo (textura, sabor, aparência), e reduzindo o desperdício ao longo de toda a cadeia de distribuição, desde a produção (e.g. aquaculturas), até ao consumidor final.

- Aplicações:

• todas as espécies de peixe filetado, mariscos ou bivalves, embalados ou em conserva

Monitorização da qualidade durante o armazenamento

- Tecnologias inteligentes de monitorização da qualidade durante o armazenamento ou transporte dos produtos do mar. Será apresentado neste workshop o exemplo das etiquetas inteligentes TTI (“time and temperature indicators” ou indicadores de tempo e temperatura).

- Vantagens:

• permitem seguir o histórico de temperatura dos produtos alimentares usando reações enzimáticas com modificação de cor;
  • permitem monitorizar de modo rápido e barato a conservação dos alimentos durante toda a cadeia de armazenamento e distribuição.

- Aplicações:

• produtos do mar (ex. pescado e marisco), refrigerados ou congelados.

Serão também consideradas outras etiquetas inteligentes, que estão a ser desenvolvidas para monitorizar aspetos de qualidade ou deterioração dos produtos do mar e outros alimentos.

Desenvolvimento de marcadores de qualidade alimentar

- Efeitos do processamento/tempo de armazenamento em peixe filetado (Robalo), integrando vários tipos de análise: índices físico-químicos e sensoriais com tecnologias avançadas (análises de microbioma e proteoma).

- Vantagens:

• avaliar correlações entre processamento/tempo de armazenamento e os índices mais relevantes para qualidade;
  • identificar e validar novos biomarcadores de qualidade e segurança alimentar.

- Aplicações:

• Todos os produtos do mar (pescado e marisco).