CCMAR marca presença na Farnáutica 2017 | - CCMAR -
 

CCMAR marca presença na Farnáutica 2017

 

O CCMAR marca presença em mais uma edição da Farnáutica, que decorre até ao próximo domingo (7 de maio) no Jardim Manuel Bívar, em Faro. 

Nesta mostra, o Centro vai apresentar as mais recentes e inovadoras linhas de investigação. Na área da Aquacultura, vamos mostrar-lhe a investigação que está a ser levada a cabo na vertente da nutrição e desenvolvimento de rações e dietas sustentáveis para peixes. Os organismos modelo que usamos em laboratório, para estudos de esqueleto e osso, podem aqui ser vistos à lupa, pelo que convidamos todos a virem conhecer melhor o peixe zebra. 

No stand do CCMAR vamos ter ainda algas e microalgas, a partir das quais se extraem compostos e até mesmo biodiesel, uma estrutura para tratamento de águas residuais através de bioremediação - um projeto inovador que já possibilitou a construção de uma unidade piloto na mina de São Domingos (Mértola) - e o mapa dos mares algarvios. Este mapa encerra em si todo um levantamento de sabedoria de pescadores e armadores algarvios, pelo que é, também ele, um elogio a este conhecimento. Fique a conhecer várias zonas do fundo do mar, como se de ruas se tratassem, com nomes e designações mais curiosas do que possa imaginar. 

E, por último, não deixe de vir mergulhar a fundo na nossa ciência. O CCMAR possui uma estrutura única no país: um Centro de Mergulho Científico, dotado de capacidade para ministrar cursos de diversos níveis e de formação avançada. Venha falar com os nossos investigadores e ficar a conhecer melhor o CCMAR, uma unidade de investigação sediada na Universidade do Algarve, que desenvolve ciência além fronteiras. 

Até domingo, não deixe de passar por aqui!