Novo projeto quer acabar com os plásticos em restaurantes e cafés | CCMAR
  • CCMAR Seminars
    Every week we organize seminars. It's an opportunity to get to know our research and also promote network with other institutions and companies. Free entrance. See our agenda!
  • SIBIC2018
    VII Congress of the Iberian Society for Ichthyology, Faro, Portugal, from the 12th to the 16th of June, 2018. REGISTER NOW
  • 24th IUPAC International Conference on Physical Organic Chemistry (ICPOC 24)
    Will take place in Portugal, Faro, from 1 to 6 July 2018.
 

Novo projeto quer acabar com os plásticos em restaurantes e cafés

 

“Low plastic footprint” é o nome da nova campanha de sensibilização que quer descartar os plásticos de espaços comerciais. Um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), lançou o apelo à comunidade para a criação de uma “Pegada com menos plásticos” e o resultado é uma adesão significativa por parte de restaurantes e cafés da zona de Gambelas.

Katy Nicastro e Gerardo Zardi desenvolvem no Centro uma linha de investigação que estuda os efeitos dos desperdícios plásticos no mar. O plástico não é um material biodegradável, por isso todo o impacto provocado pelo seu uso, vai interferir com o planeta e em particular com os organismos marinhos.

Movidos por este lema, de reduzir a pegada ecológica, usando menos plásticos no nosso dia-a-dia, os dois investigadores contactaram algumas unidades do setor da restauração a quem propuseram o desafio de acabar com plásticos descartáveis. Começando pela comunidade mais próxima e movidos pela sensibilidade dos estudantes que vivem e/ou estudam no Campus de Gambelas, os investigadores conseguiram o apoio de todos os restaurantes e cafés contactados e esperam vir a aumentar o número de comércio aderente à iniciativa.

Em redor do campus, os restaurantes Montebranco, San Remo e Arte Café aderiram à campanha. Até mesmo um dos bares gerido pelos Serviços de Ação Social se juntou à iniciativa e vai servir como piloto do projeto, dentro da UAlg. Em breve a iniciativa pode estender-se aos restantes sete bares que estes Serviços gerem nos restantes campi da Universidade.

O projeto alia a investigação às boas práticas ambientais e pretende para além de alertar para a questão dos plásticos, reduzir o seu consumo efetivo, começando por um restaurante de cada vez. A iniciativa irá certificar estes espaços comerciais com a atribuição de um Diploma em como não usam talheres, misturadores, pratos, copos, sacos ou palhinhas de plástico.

 Na plataforma que lançaram online, é possível consultar os espaços que já aderiram à iniciativa num mapa interativo e também obter conselhos úteis sobre a fácil substituição destes materiais em plástico por outros que sejam mais amigos do ambiente e cujo uso não tenha o impacto que o plástico provoca.

O projeto, da equipa composta por vários investigadores (Gerardo Zardi, Katy Nicastro, Nadja Velez e Lorenzo Cozzolino), vai ser apresentado oficialmente esta sexta-feira, dia 8 de junho, no Dia Mundial dos Oceanos. A apresentação terá lugar no Anfiteatro Vermelho (-1.16, ed.9), a partir das 18h e estará a cargo dos investigadores que pretendem explicar de uma forma breve o contexto do mesmo e quais os espaços aderentes. Na mesma sessão será ainda exibido um filme: “Albatross”, um documentário que narra a problemática do lixo plástico e do seu impacto em espécies como os albatrozes, cujos estômagos estão repletos destes nossos desperdícios de plástico.

 

Sobre o Centro de Ciências do Mar (CCMAR):

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma organização privada sem fins lucrativos de investigação científica na Universidade do Algarve. O CCMAR recebeu classificação Excelente e é um dos mais importantes centros em Portugal, desenvolvendo investigação nas áreas da oceanografia, biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia. O CCMAR possui cerca de 250 membros, 110 dos quais doutorados, e 30 alunos de doutoramento e é parceiro de vários projetos e infraestruturas de investigação europeus como o EMBRC, Aquaexcel e EMSO.

 

Para mais informação pode consultar www.salaciasquest.com e www.bionept.com

 

Faro, 08 de Junho de 2018

 

Para mais informações contactar:
Departamento de Comunicação

Andreia Pinto
Email: aspinto@ualg.pt  
Tlf: +351 289 800 050 | Tlm: 913794995