Restoration of seagrass habitat and seahorse populations of ria formosa lagoon | - CCMAR -

Restoration of seagrass habitat and seahorse populations of ria formosa lagoon

Short Title 
SEAGHORSE
Coordination 
CCMAR
Coordinator 
Budget CCMAR 
144101.16k€
Funding 
FBA- Fundação Belmiro de Azevedo
Date 
06/2021 to 07/2023

Organiza

Main info

As pradarias marinhas são constituídas por plantas vasculares com um sistema subterrâneo de raízes e rizomas, que se reproduzem sexualmente através da produção de flores e frutos. Evoluíra​m de plantas terrestres que regressaram aos mares há cerca de 100 milhões de anos.

As ervas marinhas formam habitats complexos, altamente produtivos e de elevada biodiversidade, que fornecem uma infinidade de serviços ecossistémicos altamente valiosos contribuindo decisivamente para o bem-estar humano e a segurança das comunidades costeiras. São de importância fundamental para a produção pesqueira mundial, funcionando como verdadeiras maternidades e fornecendo abrigo e alimento para milhares de espécies, incluindo espécies ameaçadas e carismáticas, como os cavalos marinhos. Estes usam as pradarias marinhas para se agarrarem com as suas caudas preênseis, camuflarem, disfarçarem e capturarem presas.

Devido à sua distribuição esparsa, baixa mobilidade e baixa fecundidade, os cavalos-marinhos são particularmente vulneráveis a distúrbios antropogénicos do seu habitat. A Ria Formosa, que outrora suportou o maior número de cavalos-marinhos do mundo, está a sofrer crescentes perturbações que levam ao declínio das ervas e dos cavalos marinhos, cujo número é agora cerca de 10% do que já foi. Embora a degradação do habitat e alguma evidência de pesca ilegal possam ser causas para esse declínio, isso não é totalmente claro não se sabendo por exemplo, como o número de cavalos-marinhos varia sazonal ou anualmente, se existe declínio das fontes alimentares e se elas estão dependentes das ervas marinhas ou a função da estrutura e complexidade do habitat, e da disponibilidade de presas e de luz, no sucesso predatório dos cavalos marinhos. 

O objetivo a longo prazo do SeagHorse é a reabilitação e sustentabilidade dos habitats de ervas marinhas e populações de cavalos-marinhos da Ria Formosa. Saiba mais sobre o projeto em: https://www.seaghorse.pt/

 

Members

Enroll

Current
Name Position
Begoña Martínez-Crego Investigador
Filipe Parreira Investigador
Jorge Palma Investigador
João Silva Senior Researcher
Carmen B de los Santos Postdoc
View by table
Begoña Martínez-Crego's picture
Name:
Begoña Martínez-Crego
Position:
Investigador
Filipe Parreira's picture
Name:
Filipe Parreira
Position:
Investigador
Jorge Palma's picture
Name:
Jorge Palma
Position:
Investigador
João Silva's picture
Name:
João Silva
Position:
Senior Researcher
Carmen B de los Santos's picture
Name:
Carmen B de los Santos
Position:
Postdoc
Activities
Activities 
Type of Event 
Other Events
A Ria Formosa está a sofrer distúrbios antropogénicos que levam ao declínio das pradarias de ervas marinhas e de alguns organismos associados a elas, como os cavalos-marinhos. Em 2001 a Ria Formosa...
June 3, 2022
News
The action included theoretical and practical sessions and a field trip to Ria Formosa, including a visit to the seahorse’s sanctuary and the Ramalhete Aquaculture Station.