News | CCMAR
CCMAR recebe alunos da Oceans University de Xangai
Vinte e cinco alunos da Oceans University de Xangai vão frequentar este ano a Summer School no CCMAR. Durante 15 dias, estes alunos vão ficar a conhecer as áreas de investigação do Centro e vão aprofundar os seus conhecimentos de inglês.

News

Investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) em cooperação com o CSIC (Espanha) concluíram que os ingredientes utilizados em Aquacultura podem ser substituídos por ingredientes de origem vegetal, sem que isso prejudique o crescimento do pescado ou comprometa  a qualidade do mesmo. É mais um passo que a ciência dá no caminho da aquacultura  sustentável.

A Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC) acaba de assinar um protocolo de colaboração com o CCMAR para adopção de uma pradaria marinha. O projeto inicial: ADOPTE uma pradaria marinha foi assim revitalizado na Ilha onde é possível ver que as medidas de proteção das pradarias tem surtido um efeito muito positivo na recuperação das mesmas.

Juan Capaz joined CCMAR on July 2017 to work at the Ramalhete Marine Station.
Welcome Juan!

Jorge Graça started to work with us on July. He will work at EMBRC.PT and CCMAR as Scouting and Sponsorship Officer.

Welcome on board, Jorge!

Trinta crianças da Escola da Culatra participaram connosco na adoção de uma pradaria marinha. Os investigadores levaram estes meninos até à Ria, para que pudessem conhecer melhor as plantas, ervas marinhas e organismos que ali habitam e que é importante preservar.

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é parceiro em dois grandes projetos, financiados pela União Europeia, através de fundos H2020, o PerformFISH e o MedAID. Ambos os projetos serão desenvolvidos por equipas do CCMAR, durante os próximos quatro e cinco anos, respetivamente.

No sentido de controlar a reprodução de chocos em Aquacultura, um grupo de investigação do CCMAR, acaba de testar, com êxito, novas ferramentas e métodos que consideram o bem-estar animal, que devem vir a ser adoptadas como padrão no cultivo e reprodução da espécie.

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) vai estar presente na Business2Sea, dedicada à Tecnologia e Indústrias Oceânicas, que decorre nos dias 5 e 6 de Junho na Alfândega do Porto.