News | CCMAR
  • Oceanos mais ácidos provocam perda de olfacto nos peixes
    Uma equipa de investigadores, que integra membros do CCMAR, acaba de publicar um estudo onde se conclui que os peixes estão a perder capacidade olfactiva devido à acidificação dos oceanos.
  • Alunos da Summer School despedem-se do CCMAR
    Os participantes desta edição despediram-se em clima de festa!
  • ATT: Ecopath with Ecosim Courses
    Don't miss this opportunity and register now!

Notícias

Entre 2006 e 2008 foi levado a cabo pelo Grupo de Investigação Costeira do Centro de Ciências do Mar, um estudo sobre a pesca recreativa de costa do sul de Portugal (Sportfish).

O Centro de Ciências do Mar é um dos parceiros do projecto europeu Lifecycle, que tem como objectivo melhorar os conhecimentos biológicos sobre as espécies de peixes mais cultivadas na Europa de modo a melhorar a sua produção e qualidade.

Recentemente publicado, o novo livro «Feeding and Digestive Functions in Fishes», conta com um capítulo onde participam três investigadores do CCMAR: Luís Conceição, Sofia Morais e Maria Teresa Dinis.

Foi lançado recentemente um livro sobre «Vanadium Biochemistry», editado por Aureliano Alves, membro do CCMAR, onde lidera o grupo «Bioquímica Celular e Inorgânica».

A todos os participantes deste Workshop, desde já o nosso agradecimento.

José Xavier, biólogo marinho e investigador do Centro de Ciências do Mar está a participar pela 6ª vez numa campanha científica na Antárctida. Fruto desta expedição, a 60 graus de latitude a Sul, surge o blogue Ciência Polar, a partir do qual pode acompanhar toda a sua actividade científica, ficando a conhecer mais de perto o trabalho deste cientista polar.

O investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Carlos M. L. Afonso e o seu colega malacólogo, Koen Fraussen, de nacionalidade belga, publicaram em Setembro de 2008, na revista da especialidade Gloria Maris, a descrição de uma nova espécie endémica para o Arquipélago de Cabo Verde.

Alexandra Cunha, doutorada em modelação ecológica pela Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, é investigadora do CCMAR, onde assume a função de coordenadora executiva do projecto LIFE-Biomares, desde 2006.

Cerca de 25% dos 14 mil Km2 da plataforma de gelo de Wilkins, na Antárctida, desprenderam-se há cerca de uma semana, formando gigantescos icebergs que estão a começar a dispersar-se pelo Oceano do Sul.