News | CCMAR
  • Seminários do CCMAR
    Todas as semanas organizamos seminários. É uma oportunidade para dar a conhecer o que fazemos e também promover parcerias com outras instituições e empresas. Entrada livre. Veja o programa completo!
  • SIBIC2018
    VII Congress of the Iberian Society for Ichthyology, Faro, Portugal, from the 12th to the 16th of June, 2018. REGISTER NOW
  • 24th IUPAC International Conference on Physical Organic Chemistry (ICPOC 24)
    Will take place in Portugal, Faro, from 1 to 6 July 2018.

News

“Low plastic footprint” é o nome da nova campanha de sensibilização que quer descartar os plásticos de espaços comerciais. Um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), lançou o apelo à comunidade para a criação de uma “Pegada com menos plásticos” e o resultado é uma adesão significativa por parte de restaurantes e cafés da zona de Gambelas.

Paulo Relvas, investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), integra uma campanha oceanográfica do Schmidt Ocean Institute. O navio R/V Falkor levantou amarras a 28 de maio e vai terminar a viagem a 17 de junho, com o objetivo de demonstrar novas metodologias de observação do oceano com veículos autónomos subaquáticos, de superfície e aéreos que estarão em contacto entre eles. Trata-se de uma expedição única, financiada pelo Schmidt Ocean Institute, um organismo estabelecido por Erik Schmidt, presidente da Google.

O “Livro Verde sobre a Pesca do Polvo no Algarve” é apresentado esta sexta-feira, 1 de Junho de 2018, pelo CCMAR, e resulta de dois anos e meio de trabalho que juntou à mesma mesa diversos intervenientes da pesca do polvo na região. O livro é um documento que compila as perspetivas de todos relativamente a diversos aspetos, incluindo a gestão desta pescaria.

Chef Leonel Pereira apresenta produtos desenvolvidos em parceria com o CCMAR

Foi há vinte anos que arrancou a EXPO 98, uma exposição que chamou a atenção do mundo para Portugal e para o Oceano.

O CCMAR participou na curadoria da Exposição Luminar, produzida por um consórcio de Centros Ciência Viva que o CCVTavira também integrou.

O CCMAR organiza esta semana a 5ª edição da Conferência “Interdisciplinary Approaches in Fish Skeletal Biology (IAFSB)”  em Tavira, Portugal.

Nas últimas décadas, a temperatura da água do mar tem vindo a aumentar, constatou uma equipa de investigação do CCMAR num estudo comparativo, que analisa o período entre 1950 e 2010. Por cada década, dizem os cientistas, a temperatura aumentou entre 0.1 e 0.2 graus, variando também consoante a região.

The 10th Call for Access is OPEN, with an application deadline of 14 May 2018.

Ana Grenha receives her Tech2Market honorable mention (photo credits: UAlg Communication Department)

Ana Grenha, Maria Clara Costa e Luísa Custódio receberam menções honrosas no concurso Tech2Market promovido pela Universidade do Algarve. Fomos falar com as investigadoras para saber mais sobre as suas tecnologias e futuras prospectivas.