News | - CCMAR -

Notícias

Os nossos investigadores Peter Hubbard e Zélia Velez publicaram um estudo recente que tem como objetivo investigar os efeitos da acidificação dos oceanos na sensibilidade olfativa dos peixes.
O projeto NEMA, do CCMAR, participa com a organização de dois FotoBlitz Subaquáticos. A iniciativa decorre em todo o país de 10 a 18 de Outubro.
Desde o mês de julho que a equipa do CCMAR retomou as saídas ao PNSACV. Estas campanhas, encontravam-se suspensas devido ao contexto da atual pandemia, mas voltaram em força e cumprindo todas as medidas de segurança a bordo.
Na Marginal de Sesimbra, até 31 outubro, pode visitar mais uma iniciativa deste programa liderado pelo consórcio CCMAR - ISPA desde 2007.
Estudo liderado pelos nossos investigadores em colaboração com duas instituições localizadas em Quelimane, visa aumentar a qualidade de vida das comunidades piscatórias e do sector da pesca artesanal em Moçambique.
Irão ser atribuídas quinze bolsas de investigação de doutoramento a licenciados que cumpram os requisitos e que tencionem desenvolver uma investigação para obter o grau de doutoramento.
Estudo liderado pela U.de Salamanca e por investigadores da nossa equipa do IPMA pretende responder ao apelo da Estratégia Científica do Sistema de Observação do Oceano Antártico para estudar o impacto da acidificação dos oceanos.
As comunidades microbianas são as primeiras a reagir às alterações ambientais e, no futuro, podem ser utilizadas como potenciais indicadores da degradação ambiental e pontos de rutura das condições ecológicas de recifes de corais.
O primeiro componente que integra a estação de Cádiz da iniciativa EMSO-PT foi testado com sucesso ao largo da costa de Olhão, Algarve pelos nossos investigadores no navio de investigação NI Diplodus, do IPMA.