Antioxidantes naturais podem melhorar o desempenho de crescimento do linguado senegalês | - CCMAR -
 

Antioxidantes naturais podem melhorar o desempenho de crescimento do linguado senegalês

 

Que fatores controlam o crescimento dos peixes em aquacultura?
A aquacultura é uma indústria em crescimento e uma das principais fontes de produção de proteínas para consumo humano. De modo a alcançar uma indústria sustentável é essencial investigar os fatores que controlam o crescimento somático (sistema nervoso periférico que incluí os nervos cranianos e espinhais) dos peixes. Como a nutrição é um fator chave que controla o crescimento e estado de saúde dos peixes, é necessário compreender qual o equilíbrio de nutrientes necessários para melhorar a produção e crescimento de peixes juvenis. 
Este estudo publicado em Frontiers in Physiology pelas nossas investigadoras Maria J. Xavier, Sofia Engrola e Rita Colen em parceria com investigadores de Espanha, demonstra que a aplicação de suplementos alimentares de extratos naturais de antioxidantes nas dietas de larvas de linguado do Senegal (Solea senegalensis) melhorou o seu desempenho de crescimento.

 

Sobre a experiência de estudo
Os níveis de antioxidantes desempenham um papel muito importante na renovação das proteínas nos peixes, reduzindo os danos de oxidação no músculo esquelético e, por conseguinte, promovendo o desempenho do crescimento a longo prazo. Neste artigo, os investigadores estudaram como os extratos naturais dietéticos – o açafrão (cúrcuma) e as sementes de uva - poderiam atuar como agentes de crescimento nas larvas de linguado do Senegal. A experiência durou 25 dias, onde foram avaliados o crescimento, desenvolvimento celular dos músculos e os genes. 

 

Novos ingredientes naturais podem melhorar o crescimento dos peixes e diminuir o impacto ambiental da aquacultura 
Os resultados do presente estudo demonstram que ambas as dietas podem influenciar positivamente o desenvolvimento muscular e promover o crescimento do linguado senegalês. 
O principal objetivo desta investigação era promover a sustentabilidade da aquacultura através da investigação de novos ingredientes funcionais e naturais para o desempenho e dos peixes, aumentando a eficiência da produção e diminuindo o impacto ambiental. Além disso, este trabalho salienta que a Aquacultura pode assegurar a produção de produtos seguros e nutritivos para os cidadãos da União Europeia e envolver a sociedade na obtenção de resultados sustentáveis a longo prazo.

 

Pode ler o artigo completo AQUI.