As áreas marinhas protegidas portuguesas “voaram” até França | - CCMAR -
 

As áreas marinhas protegidas portuguesas “voaram” até França

 

A aplicação do “MPA Guide” nas áreas marinhas protegidas em Portugal e a troca de visões sobre esta forma de proteção foram os motivos para a ida das nossas investigadoras Bárbara Horta e Costa e Juliette Biquet a França. 

A reunião da Plataforma da Vida, em La Rochelle, centrou-se no conceito de ‘Proteção Rigorosa’ - no âmbito da Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 o que levará os países a estabelecer 10% das suas águas como estritamente protegidas. 

 

Porque fomos a França? 

Fui a La Rochelle (França) para participar na Reunião da Plataforma da Vida, onde o conceito de "Proteção Rigorosa" - no âmbito da Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030 - foi o principal foco das discussões. Os gestores, investigadores e profissionais europeus foram apresentar estudos de casos e investigação, reforçando a importância da proteção rigorosa em Áreas Marinhas Protegidas (AMP). 

O conceito "Proteção rigorosa" ainda não está definido, mas os países terão de estabelecer 10% das suas águas como estritamente protegidas. 

Estive lá para partilhar visões e para apresentar o MPA Guide e a sua aplicação às AMP portuguesas, destacando os resultados esperados de áreas total e altamente protegidas quando as AMP preencherem as condições de proteção (níveis dentro do MPA Guide que podem cumprir com a definição de 'proteção rigorosa'). 

A minha aluna de doutoramento no CCMAR, Juliette Biquet, também esteve lá comigo. O principal objetivo da tese é avaliar os níveis de proteção das AMP europeias e as razões para a sua baixa proteção, dada a ambição das políticas europeias. Foi, por isso, importante ela estar presente numa reunião profissional com o objetivo de discutir tal tópico. 

 

Novas oportunidades 

Fizemos contactos importantes, que serão fundamentais para o doutoramento da Juliette, entitulado: "Para uma proteção eficaz das Áreas Marinhas Protegidas Europeias: Investigando dimensões ecológicas, barreiras sociais e psicológicas de diferentes níveis de proteção, para alcançar os objetivos de Biodiversidade da UE para 2030".  

Iremos também acompanhar e contribuir para a elaboração de sugestões sobre como definir e implementar uma proteção rigorosa nas AMP europeias.  

Estamos a ter a oportunidade de contribuir para as políticas europeias e para o futuro da conservação dos oceanos na Europa.  

 

Trabalho em Rede 

Um grande número de apresentações centrou-se em aspetos de governação - como envolver as partes interessadas para apoiar as AMP (fator-chave do sucesso das AMP - condição de habilitação) e, ao mesmo tempo, conseguir uma proteção rigorosa em certas zonas de AMP. 

Destaque para o forte trabalho em rede estimulado por uma reunião deste tipo.