Passar para o conteúdo principal
Generic representation of Campaign "Algarve + healthy, with - plastic" alerts to problems caused by plastics in the ecosystems of  Algarve
Os plásticos marinhos são um dos maiores problemas da atualidade. Para lidar com este problema vários sectores da sociedade juntaram-se num evento organizado pela CCMAR, Ualg e DECO-Algarve.

Plástico! É um dos problemas ambientais mais mediáticos e mais preocupantes da atualidade. Com o excesso de produção e consumo de plástico, o planeta começa a atingir os seus limites e o oceano é dos ecossistemas mais afetado.  

E a costa Algarvia não é exceção! O programa de monitorização de plásticos que os investigadores do CCMAR/UAlg iniciaram há cerca de dois anos revela números assustadores: cerca de 90% do lixo que se encontra nas praias algarvias é plástico. A maioria desse lixo é constituída por produtos familiares ao consumidor comum como: garrafas de água, copos de plástico, tampas de bebidas engarrafadas, pacotes de batatas fritas, embalagens de chocolates e doces, recipientes plásticos para alimentos e beatas de cigarros. Nas praias do Algarve encontram-se, em média, 312 pedaços de plástico por cada 100 metros percorridos (dos quais 57 são artigos de plástico de uso único e 12% são beatas de cigarros) e 155 partículas de microplásticos por metro quadrado de areia. 

Em parceria com a DECO-Algarve, a Universidade do Algarve e o agrupamento de escolas Tomás Cabreira, o CCMAR organizou um evento que reuniu diversos sectores da sociedade e várias gerações para trocar ideias e lançar duas iniciativas para um “Algarve + saudável, com – plástico”.  

Às dez horas da manhã, a DECO-Algarve lançou oficialmente a sua campanha de sensibilização ao consumidor para a redução do consumo de plástico. Foi apoiada por vários municípios e freguesias do Algarve, incluindo a Câmara Municipal de Faro que já tinha mupis sobre a campanha. Os investigadores do CCMAR e da UALG contribuíram com dados científicos recolhidos na costa Algarvia. O intuito é dar a conhecer a dimensão que o plástico já atingiu no Algarve e dar conselhos sobre alterações de hábitos de consumo que possam começar a fazer a diferença.   

Após o lançamento da campanha, iniciou-se uma troca de ideias, que durou cerca de duas horas, entre os seguintes oradores: Jorge Martins, investigador do CCMAR; Carolina Gouveia, representante da DECO; Miguel Lourenço, representante da escola secundária Tomás Cabreira (turma 1 do 10º ano); Teresa Fernandes, responsável pela área de comunicação e educação ambiental das Águas do Algarve; Fátima Catarina, vice-presidente do Turismo do Algarve; Paulo Gouveia, presidente do conselho de administração da FAGAR; Alexandra Teodósio, vice-reitora da Ualg e Eduardo Esteves da Ualg como moderador. 

Os alunos da escola secundária Tomás Cabreira atuaram numa performance tocante e criativa sobre o sufoco que o plástico começa a causar. O evento terminou com a inauguração de uma exposição fotográfica, desenvolvida pelos alunos do agrupamento, que visam criticar a forma como estamos a tratar o nosso planeta e como a nossa cidade e ecossistema marinho estão a ser gravemente prejudicados. As montagens feitas em quadros pintados por artistas da antiguidade visam criticar o mundo de plástico no qual habitamos. Os alunos mais novos também contribuíram com a sua visão sobre este problema, criando “monstros” de plástico.