CCMAR promove saída de campo com alunos da Escola Joaquim Magalhães | CCMAR
  • Cientistas salvam corais após tempestades e pedem a sua ajuda
    Investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) estão a recolher um tipo de corais chamados gorgónias, que deram à costa após as recentes tempestades, para as transplantar de volta ao seu habitat natural.
  • ATT: Marine Biogeochemistry Training School
    Faro, Portugal, from the 5th to the 8th of June, 2018. Registration and Fellowship details.
  • Seminários do CCMAR
    Todas as semanas organizamos seminários. É uma oportunidade para dar a conhecer o que fazemos e também promover parcerias com outras instituições e empresas. Entrada livre. Veja o programa completo!
  • SIBIC2018
    VII Congress of the Iberian Society for Ichthyology, Faro, Portugal, from the 12th to the 16th of June, 2018. REGISTER NOW
  • 24th IUPAC International Conference on Physical Organic Chemistry (ICPOC 24)
    Will take place in Portugal, Faro, from 1 to 6 July 2018.

CCMAR promove saída de campo com alunos da Escola Joaquim Magalhães

Ver a Ria Formosa e os organismos que nela habitam de uma outra forma, é o que motiva alunos, investigadores e docentes a realizarem uma aula diferente. O cenário é fora da sala de aula, onde os alunos vão observar e recolha de organismos, para depois perceberem a sua importância como indicadores da qualidade ecológica da água. Em dois dias, meia centena de alunos do 8º ano, viveram a experiência das saídas de campo dos cientistas do CCMAR.

A ida à Ria Formosa foi acompanhada por dois investigadores do grupo ECOREACH do CCMAR, que ajudaram os alunos a analisar parâmetros físico-químicos da água e a observar dinâmicas entre os seres vivos e o meio, identificando alguns dos serviços prestados pelos seres vivos ao ecossistema.

No final do dia, os alunos ficaram muito mais sensibilizados para as questões da conservação e uso sustentável dos ecossistemas, um dos objetivos das atividades de Outreach que o CCMAR promove regularmente junto das escolas.