CCMAR promove saída de campo com alunos da Escola Joaquim Magalhães | CCMAR
  • Oceanos mais ácidos provocam perda de olfacto nos peixes
    Uma equipa de investigadores, que integra membros do CCMAR, acaba de publicar um estudo onde se conclui que os peixes estão a perder capacidade olfactiva devido à acidificação dos oceanos.
  • Alunos da Summer School despedem-se do CCMAR
    Os participantes desta edição despediram-se em clima de festa!
  • ATT: Ecopath with Ecosim Courses
    Don't miss this opportunity and register now!

CCMAR promove saída de campo com alunos da Escola Joaquim Magalhães

Ver a Ria Formosa e os organismos que nela habitam de uma outra forma, é o que motiva alunos, investigadores e docentes a realizarem uma aula diferente. O cenário é fora da sala de aula, onde os alunos vão observar e recolha de organismos, para depois perceberem a sua importância como indicadores da qualidade ecológica da água. Em dois dias, meia centena de alunos do 8º ano, viveram a experiência das saídas de campo dos cientistas do CCMAR.

A ida à Ria Formosa foi acompanhada por dois investigadores do grupo ECOREACH do CCMAR, que ajudaram os alunos a analisar parâmetros físico-químicos da água e a observar dinâmicas entre os seres vivos e o meio, identificando alguns dos serviços prestados pelos seres vivos ao ecossistema.

No final do dia, os alunos ficaram muito mais sensibilizados para as questões da conservação e uso sustentável dos ecossistemas, um dos objetivos das atividades de Outreach que o CCMAR promove regularmente junto das escolas.