Centenas de pessoas passaram pela Noite Europeia dos Investigadores 2021 | - CCMAR -
 

Centenas de pessoas passaram pela Noite Europeia dos Investigadores 2021

 

O pano de fundo da edição 2021 foi o Marshopping Algarve, onde o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e outros seis centros de investigação, marcaram presença durante todo o dia e noite dentro. É um dos maiores eventos de divulgação de ciência e uma oportunidade única de dar a conhecer o trabalho dos nossos cientistas ao grande público.

Na última sexta-feira de Setembro tem lugar, um pouco por toda a europa, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI). O CCMAR juntou-se a outros Centros no Mar Shopping Algarve, em Loulé, entre as 10h00 e as 22h00, para dinamizar atividades e demonstrações, com o intuito de dar a conhecer o nosso trabalho.

Desde as alterações climáticas e seu impacto nos oceanos, à problemática dos microplásticos, passando pela exposição de corais, técnicas de microscopia e demonstrações sobre como evitar desperdício alimentar, foram várias as atividades experimentais que a nossa equipa de 16 investigadores e técnicos levou para o evento, onde acorreram centenas de pessoas.

Nesta edição, estiveram presentes: Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO Olhão), Centro de Investigação em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) e Laboratório Colaborativo e da Associação para uma Aquacultura Sustentável e Inteligente em Faro (S2AQUAcoLAB).

 

NEI2021 na Marina de Oeiras

 

Os investigadores do CCMAR que desenvolvem o trabalho diariamente no IPMA, em Lisboa, também participaram na NEI2021, mas desta feita na Marina de Oeiras.

No stand montado para os visitantes, os nossos investigadores mostraram como os Oceanos são uma importante fonte da história do Clima na Terra. Foram dadas a conhecer ferramentas usadas na investigação que ajudam os cientistas a reconstruir as variações do clima e dos ecossistemas passados e de qual o impacto na vida humana.

A Noite Europeia dos Investigadores em Oeiras contou com a presença de diversas instituições científicas do município, num total de mais de 200 investigadores envolvidos, de 30 instituições diferentes (científicas e educativas). No final do dia, o balanço apontou para uma média mil visitantes, ao longo de todo o dia da ação.

 

As duas iniciativas foram organizadas no âmbito do projeto REGGAE - Researchers for European Green Growth And Education, cuja temática se foca no ambiente e sustentabilidade e que tem financiamento da União Europeia através Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, Marie Sklodowska-Curie (GA 101036079).