Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia destaca projetos do CCMAR | - CCMAR -
 

Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia destaca projetos do CCMAR

 

O Dia Mundial da Água (22 de março) celebra a  importância da água para a vida na Terra e para todos nós. Para celebrar este recurso tão precioso, o Centro Comum de Investigação (Joint Research Centre) da Comissão Europeia organizou a "Semana da Água" - um evento online que destaca o papel central da água em vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas para 2030. E uma vez que nos encontramos em plena Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, o evento foca trabalhos realizados por instituições e investigadores portugueses, incluindo o CCMAR. 

O Centro Comum de Investigação é o serviço de ciência da Comissão Europeia que contrata cientistas para dar apoio científico independente às políticas da União Europeia. Neste seu evento online, vai dar a conhecer o trabalho dos nossos investigadores e de que forma contribui para dois dos objetivos estabelecidos pelas Nações Unidas. 

No dia 25 de março, dedicado ao objetivo 13 “Ação Climática”, está preparada uma mostra virtual de projetos, onde poderá conhecer o nosso projeto de investigação ODORACID. Este projeto foca a forma como as alterações climáticas influenciam os oceanos e a vida marinha, em particular o olfato de peixes.

No dia 26 de março, dedicado ao objetivo 14 “Proteger a Vida Marinha”, o Centro Comum de Investigação vai destacar vários trabalhos realizados por investigadores do CCMAR sobre áreas marinhas protegidas e ao seu papel para a conservação marinha. Neste dia poderá ver filmes sobre os nossos trabalhos de recuperação de habitats marinhos, como pradarias marinhas ou jardins de gorgónias, sobre trabalhos monitorização com recurso a telemetria ou pesca, e ainda sobre a contribuição dos nossos investigadores para uma melhor gestão das áreas marinhas protegidas. 

Venha conhecer os nossos trabalhos de investigação, durante os dias 25 e 26 de março, AQUI. Não perca!

 

Nota: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de 17 metas estabelecidas pela Nações Unidas e adotadas por quase todos os países do mundo que definem as prioridades de desenvolvimento sustentável global que o mundo deve tentar atingir até 2030. Essas metas abrangem várias questões de desenvolvimento social e econômico como o aquecimento global, a água, meio ambiente, fome, saúde, educação, etc. 
O CCMAR dedica-se todos os anos a estudar, conservar e proteger o oceano e os seus recursos.