Ciência cidadã tem contribuído com sucesso para o estudo das invasões biológicas | - CCMAR -
 

Ciência cidadã tem contribuído com sucesso para o estudo das invasões biológicas

 

As invasões biológicas são uma das muitas consequências da globalização e dos impactos da atividade humana no ambiente, como a degradação dos ecossistemas ou sobre-exploração de recursos. Há milénios que o homem tem vindo a redistribuir espécies em todo o planeta, mas atualmente, ocorrem a um ritmo nunca antes visto. Assim, a deteção antecipada e irradicação das espécies invasoras é crucial para evitar impactos económicos significativos. 
Os projetos de ciência cidadã são um instrumento valioso para detetar espécies não-indígenas, registar a sua propagação, prevenir a dispersão e erradicar populações localizadas. Há mais de duas décadas, o grupo de investigação ECOREACH do CCMAR, tem vindo a estudar invasões biológicas ao longo do Algarve, enquanto colabora com cidadãos locais. Desde 2019, o grupo tem vindo a recrutar e a apelar à contribuição de cidadãos cientistas para o seu projeto de investigação NEMA – Novas Espécies Marinhas do Algarve.

 

Projetos de ciência cidadã têm vindo a contribuir com sucesso para o avanço do estudo de invasões biológicas
Recentemente, os nossos investigadores João Encarnação, Alexandra Teodósio e Pedro Morais publicaram na Frontiers in Environmental Science um artigo que revê os avanços da ciência cidadã aplicada às invasões biológicas. Através da análise de 126 artigos científicos que utilizaram metodologias ou dados relacionados com a ciência cidadã aplicada às invasões biológicas, descobriram que, com a informação adequada, os cidadãos cientistas têm ajudado os investigadores a identificar, localizar, e até mesmo erradicar ou controlar a expansão de muitas invasões biológicas. 
Os projetos de investigação de ciência cidadã bem-sucedidos têm sabido adaptar-se ao perfil sociológico da comunidade, estabelecendo meios de comunicação simples e diretos com os cidadãos, envolvem os cidadãos no projeto através do desenvolvimento de atividades de campo e enviando atualizações sobre o progresso científico que os cidadãos ajudaram a alcançar.

 

Ciência pode progredir mais rapidamente e agir a tempo com o apoio dos cidadãos 
O artigo mostra que a ciência pode progredir mais rapidamente e agir a tempo com o apoio de cidadãos comuns, especialmente num campo de estudo que está em constante mudança, como o campo das invasões biológicas. O envolvimento dos cidadãos em projetos de investigação de ciência cidadã tem tido sucesso e reflete os interesses e preocupações de uma comunidade. 
Os dados recolhidos pelos cidadãos devem ser sempre sujeitos a controlo de qualidade e ações de auditoria, por forma a integrar os dados provenientes da ciência cidadã nos planos nacionais de monitorização. A literacia científica também deve ser uma preocupação fundamental, ao mesmo tempo que capacita os cidadãos a fazer contribuições efetivas para planos de gestão integrada de invasões biológicas.

Pode ler o artigo completo AQUI.