Cientificamente Provável está de volta! | - CCMAR -

Cientificamente Provável está de volta!

Sabia que a sua escola e alunos podem ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos investigadores do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CMAR-Algarve)? Pelo terceiro ano consecutivo, o CCMAR-Algarve leva ciência às escolas através do programa Cientificamente Provável.

Entre janeiro e fevereiro de 2022, o CCMAR-Algarve já tem programadas 25 palestras para cerca de 1250 alunos das escolas de Olhão, Fuzeta e Moncarapacho, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Lopes. As turmas podem escolher entre as 17 palestras com atividades práticas no âmbito dos projetos de investigação realizados no nosso centro que vão desde o ADN, aos impactos das alterações climáticas e da ação humana na vida marinha, a biotecnologia ambiental, o desperdício alimentar até à inteligencia artificial!

“Esta iniciativa é extremamente importante na aproximação entre os cientistas e a comunidade escolar”, afirma João Cardoso, investigador do CCMAR e responsável pela ação. “Contribuir para a formação dos jovens mostrando o trabalho de investigação de topo que desenvolvemos no nosso centro é uma das nossas prioridades".

O Cientificamente Provável é um projeto promovida pela Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que visa promover o conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo ligações mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares.

As bibliotecas escolares interessadas em colaborar e desenvolver estas e outras atividades com o CCMAR-Algarve através do Cientificamente Provável pode entrar em contacto com: infoccmar@ualg.pt.