Cientistas e empresários pedem mais investimento ao Governo | - CCMAR -
 

Cientistas e empresários pedem mais investimento ao Governo

 

Este é um tempo decisivo. Um tempo de mudança acelerada que desafia a inteligência e a rapidez de adaptação. Um mundo em transição que necessita de ações concretas, coragem e conhecimento. O curso da história dependerá de uma aposta na investigação e inovação, por lideranças visionárias em Portugal e na Europa.

in Manifesto de cientistas e empresários, Julho 2020

 

“Mais do que nunca, a ciência e a inovação ocupam um espaço imprescindível e determinante na sociedade, nomeadamente na identificação de soluções para emergências em saúde pública, na definição de estratégias de resposta, na determinação das políticas públicas necessárias ou ainda nos modelos de negócio existentes. A pandemia atual trouxe para a ribalta uma verdade conhecida, mas muitas vezes esquecida”, sublinham os promotores do Manifesto, que está disponível online e pode também ser assinado aqui.

Entre a centena de subscritores, encontra-se Adelino Canário, presidente da Direção do CCMAR, na Universidade do Algarve, que explica que a decisão que está em cima da mesa no Conselho da UE, de cortar mais de 5 mil milhões no Horizonte Europa tem que reverter-se.

Os signatários deste manifesto acreditam que a sociedade conseguiu reagir a esta pandemia devido à estreita colaboração entre investigação e inovação e sublinham que esses eixos são centrais na "nova normalidade". 

 

Link para o Manifesto

Link para assinar o documento

 

Outras notícias: