Dia Aberto no CCMAR | - CCMAR -
 

Dia Aberto no CCMAR

 

Foi no passado mês de fevereiro que o CCMAR participou no dia aberto da Universidade do Algarve.

Com o tema “As alterações climáticas e o impacto do homem no Oceano” preparámos algumas bancadas com diferentes experiências e contámos com a colaboração dos nossos investigadores. Num dia cheio de ciência, quem passou pelo CCMAR teve a oportunidade de estar em contato com os cavalos marinhos e descobrir o que fazemos para os proteger, saber mais sobre a problemática dos microplásticos, observar ao microscópio organismos modelos utilizados em laboratório, conhecer o efeito do pH no olfato dos peixes e aprender como é que as plantas tolerantes ao sal se adaptam às alterações climáticas. 

Também apresentamos um novo projeto, ICHTHYS, que tem como objetivo melhorar a qualidade e segurança alimentar de peixes e bivalves, desenvolvendo embalagens inteligentes e reduzindo o desperdício. 

Neste dia agitado, recebemos cerca de 120 alunos do ensino básico e secundário de várias escolas do Algarve. Com esta iniciativa o CCMAR pretende esclarecer as dúvidas dos alunos e familiares sobre o nosso centro de investigação marinha e dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas várias equipas de investigação e alunos de mestrado ou doutoramento.