Encontro de Oceanografia 2022 reuniu especialistas e estudantes em Vieira de Leiria | - CCMAR -
 

Encontro de Oceanografia 2022 reuniu especialistas e estudantes em Vieira de Leiria

 

O Encontro de Oceanografia 2022 realizou-se nos dias 6 e 7 de junho em Vieira de Leiria e contou com a presença de diversos investigadores e estudantes do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) contribuindo para uma forte presença do trabalho que o centro desenvolve nesta área. 

O evento reuniu investigadores, estudantes e convidados de diferentes áreas da oceanografia, focando a oceanografia física, química, biológica, operacional, paleoceanografia e matemática e para a organização “foi um sucesso, confirmando e ultrapassando a participação de anos anteriores”. 

Segundo Álvaro Peliz, presidente da Associação Portuguesa De Oceanografia (APOCEAN), “o encontro decorreu de forma muito positiva, especialmente pela adesão de um grande número de jovens e investigadores de áreas muito diversas, com especial relevo para as engenharias, tecnologias e aplicações costeiras.” 

Como convidados, o encontro contou com a presença de André Oliveira do Colab +Atlantic que abordou a temática da tecnologia espacial para observação do oceano e de Jerry McManus da Universidade de Columbia (Nova Iorque, EUA) que falou sobre a reconstrução de climas do passado.  

As palestras “highlight” de Renato Mendes, Andreia Rebotim (CCMAR) e Fátima Abrantes (CCMAR) foram “bem recebidas pela audiência”, centrando-se nos temas da importância da robótica e divulgação científica para o avanço do conhecimento em oceanografia, dando também a conhecer a entrada de Portugal no Scientific Committee for Ocean Research. 

O prémio APOCEAN 2022 para melhor artigo científico foi entregue a Teresa Carmo-Costa pelo seu trabalho “Trends, variability and predictive skill of the ocean heat content in North Atlantic: an analysis with the EC-Earth3 model” que foi também apresentado durante o evento. 

O Encontro de Oceanografia 2022 foi organizado por três elementos do CCMAR-Algarve, Dulce Oliveira, Andreia Rebotim e Alina Mega, juntamente com Rita Pires do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).