Estágios de Verão atraem jovens para a ciência | - CCMAR -
 

Estágios de Verão atraem jovens para a ciência

 

Por estes dias, nos laboratórios do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), podemos encontrar além de investigadores e doutorandos, uma dezena de jovens do ensino secundário que resolveram fazer estágios de um mês em várias áreas de investigação.

Ávidos de conhecimento e muitas vezes em busca de resposta na sua orientação profissional, estes jovens são integrados nas equipas de investigação e realizam as tarefas habituais. Assim, aprendem todos os passos que são necessários na investigação, desde a colocação da hipótese até ao encontro de respostas.

Na edição de 2020, todos os alunos seguem para além das regras de segurança dos espaços, as normas impostas pela DGS para travar o COVID-19. Por isso, estes estágios foram também um desafio para os responsáveis que têm que gerir limitação de espaços, cumprimento do distanciamento social e, ainda assim, prosseguir com o trabalho normal de investigação.

Vindos de Lisboa, Portimão e Faro, os doze jovens estão a viver desde 15 de Julho, uma experiência ímpar e levam desta iniciativa uma bagagem importante, em particular os que pretendem futuramente ser cientistas.

A experiência termina no final desta semana e o balanço é francamente positivo. A procura dos estágios superou todas as expetativas e os sete estágios disponibilizados esgotaram rapidamente todas as vagas.

 

Apoio: