Estudo científico envolve cidadãos voluntários na medição de invertebrados aquáticos | - CCMAR -
 

Estudo científico envolve cidadãos voluntários na medição de invertebrados aquáticos

 

A ciência cidadã pretende envolver a população local em programas de monitorização. Neste projeto em específico, o objetivo era desenvolver uma métrica simples de observação e monitorização de Invertebrados Aquáticos para Voluntários que incluísse a utilização de uma ferramenta de uso e acesso fácil para todos.  

 

Um projeto de voluntariado desenvolvido no Algarve 
Este estudo foi desenvolvido no Algarve, caracterizado pelo seu clima mediterrânico, onde o meio ambiente marinho é influenciado pelas cheias e secas anuais, que afetam directamente as caraterísticas físicas e biológicas das águas. Dos 17 cursos de água selecionados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA-ARHAlg) nesta região, foram recolhidas 36 amostras durante a Primavera do ano de 2010, após um período de precipitação intensa.  

 

A preparação dos voluntários na participação deste estudo 
Para desenvolverem as competências exigidas neste programa de monitorização voluntário foram criados seis cursos de formação sobre "Conservação e Sustentabilidade dos Ecossistemas de Água Doce". Os cursos abrangeram toda a região Algarvia entre os meses de Janeiro e Maio de 2010, e foram divididos em palestras teóricas, atividades de campo, sessões de perguntas e respostas e apresentação dos resultados. 
No total, participaram 87 professores que partilharam os seus novos conhecimentos com os seus 807 alunos das 23 escolas secundárias que participaram nesta iniciativa. Os 36 grupos de voluntários eram formados por alunos que não tinham qualquer experiência na avaliação de macroinvertebrados e supervisionados pelos seus professores. 

 

Avaliação dos resultados dos voluntários  
Outro dos objetivos deste projeto era avaliar a eficiência de um programa de monitorização de voluntários através de um procedimento de auditoria. Esta auditoria pretendia quantificar quão exatos foram os resultados obtidos pelos voluntários. Para atingir este objetivo, os resultados dos voluntários foram verificados por investigadores (auditores) das universidades de Évora e do Algarve. A precisão dos resultados dos voluntários foi medida através das diferenças entre as análises primárias (recolhidas pelos voluntários) e as auditadas (avaliadas pelos investigadores). O procedimento de auditoria revelou um bom desempenho dos voluntários, não existindo diferenças significativas entre os resultados obtidos pelos voluntários e pelos peritos. 

 

A importância da ciência cidadã 
Após a formação, todos os alunos provarem ser capazes de identificar invertebrados aquáticos através da utilização da Métrica de Invertebrados Aquáticos para Voluntários. Tanto os protocolos como os métodos utilizados na monitorização dos cursos de água mostraram ser bem aceites pelos voluntários. Este método, utilizado pela primeira vez por voluntários formados, pode vir a ser um complemento importante no programa oficial de monitorização e na identificação de possíveis problemas ecológicos nos locais de amostragem. 

 

Pode ler o artigo AQUI.