Evento “8 pegadas 8 famílias” recebeu 250 crianças dos escuteiros do Algarve | - CCMAR -
 

Evento “8 pegadas 8 famílias” recebeu 250 crianças dos escuteiros do Algarve

 

O CCMAR e a Universidade do Algarve receberam 250 crianças do Corpo Nacional de Escutas do Algarve, entre os 6 e os 10 anos num dia cheio de atividades, no passado dia 4 de setembro. 

Com o tema “8 pegadas 8 famílias” esta atividade teve como objetivo alertar para a temática da reciclagem. Selecionou-se oito famílias de Faro com diferentes profissões e agregados familiares e foi-lhes pedido que guardassem os seus resíduos domésticos (plástico, papel e vidro) durante uma semana. Com os resíduos, cada grupo teria de construir a pegada da família que lhes foi sorteada.

Antes das atividades, preparou-se uma breve palestra interativa, de uma hora, sobre a importância da reciclagem apresentada pela nossa investigadora Rute Martins.

Durante o resto da manhã e com a ajuda de alguns dos nossos investigadores, organizou-se um peddy-paper dentro do Campus das Gambelas da UALG. Os escuteiros foram divididos em alcateias e tiveram de resolver 3 desafios para encontrarem o caminho que os levava aos pontos de encontro onde estavam os materiais reciclados divididos em sacos: plástico, papel e vidro. 

Após a recolha, cada equipa construiu de forma artística a pegada de cada família, com o seu lixo reciclado, numa base de madeira em forma de pé. 

A exposição das pegadas estará exposta no Algarve Mar Shopping em Loulé a partir de dia 30 de setembro.