Fátima Abrantes distinguida pela American Geophysical Union’s | - CCMAR -
 

Fátima Abrantes distinguida pela American Geophysical Union’s

 

Fátima Abrantes, investigadora do CCMAR e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi distinguida com o “Ambassador Award – Union Award” pela American Geophysical Union’s (AGU). 

A AGU, é uma organização sem fins lucrativos, que atribui este prémio todos os anos a um máximo de cinco homenageados como reconhecimento das suas contribuições notáveis para uma das seguintes áreas: impacto social, serviço à comunidade terrestre e espacial, liderança científica, e promoção de talentos/carreira. O Prémio Embaixador homenageia individualidades cujas conquistas se estendem para além das que são reconhecidas pelos prémios tradicionais da ciência.

A nossa investigadora Fátima Abrantes é reconhecida pela comunidade das ciências da Terra e do Espaço pela sua excelência em investigação científica, educação, comunicação e atividades de outreach. Doutorada em Geologia Marinha, dedica-se ao estudo da história dos oceanos no passado geológico. Foi autora de 110 artigos científicos e co-editou o livro “Reconstructing Ocean History: A Window into the Future and The Climate of the Mediterranean Region”.

"Trata-se de uma distinção que chegou como uma surpresa total, nunca esperei! É no entanto muito bom obter o reconhecimento dos pares pelo trabalho desenvolvido desde 1990 na formação e desenvolvimento dum grupo de investigação em Paleoceanografia e Paleoclima em Portugal, de todo o esforço para a afirmação do valor do grupo e do país a nível Internacional, passando pela educação de muitos jovens investigadores nacionais e estrangeiros. Apesar das dificuldades contínuas enfrentadas a nível nacional, este reconhecimento internacional vem confirmar que lutar por um sonho vale a pena!", afirma a investigadora.

A investigadora junta-se a outros cientistas, líderes, educadores, jornalistas, e comunicadores de todo o mundo que realizaram grandes feitos e contribuições ao impulsionar as fronteiras da ciência. Cada homenageado representa a visão comum da comunidade AGU de um futuro próspero, sustentável e equitativo, alimentado pela descoberta, inovação e ação.

A AGU irá reconhecer formalmente os beneficiários deste ano durante o Encontro de Outono, realizado entre 13 a 17 de Dezembro de 2021 em Nova Orleães, LA e com transmissão online.