II workshop de Indicadores de monitorização de áreas marinhas protegidas | - CCMAR -
 

II workshop de Indicadores de monitorização de áreas marinhas protegidas

 

No I workshop foram identificados e discutidos os indicadores de monitorização candidatos e avaliados os critérios de seleção para a obtenção de uma lista final. Posteriormente, foi realizado um pós-workshop para classificar uma lista de 132 indicadores com base nos critérios definidos. 

O II workshop de indicadores de monitorização de áreas marinhas protegidas é uma tarefa conjunta de 3 projetos: MARSW e Inforbiomares (que têm o CCMAR como parceiro) e OMARE. Reduzir, editar e validar esta lista de indicadores é o objetivo deste II workshop.

O Inforbiomares é um projeto de monitorização da biodiversidade marinha das áreas classificadas da Arrábida.  O nosso centro pretende recuperar populações de florestas marinhas de grandes algas, ervas marinhas e corais e desenvolver uma estratégia de comunicação que siga a missão e os objetivos das áreas protegidas nacionais e das políticas da União Europeia para a ciência.

O projeto MARSW trabalha na pesquisa de informação do estado dos habitats e espécies do Parque Natural Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). Esta informação é bastante importante na tomada de decisão da gestão do PNSACV que deve assegurar a conservação eficiente da biodiversidade marinha, incluindo os habitats e espécies prioritários da rede Natura 2000. 

O evento reuniu cerca de 30 peritos em conservação marinha que se juntaram para definir os indicadores que deverão ser utilizados no futuro para avaliar o impacto e eficácia das áreas marinhas protegidas em Portugal.

Para além dos nossos investigadores, recebemos especialistas do ICNF, LPN, Universidade do Minho, Câmara Municipal de Esposende, CIIMAR, Universidade Lisboa - mare, Universidade Évora-mare, CCMAR, UALG, e Ispa-mare.