Inaugurou-se a exposição "Mudança Climática e os Oceanos de Amanhã" | - CCMAR -

Inaugurou-se a exposição "Mudança Climática e os Oceanos de Amanhã"

No passado dia 9 de fevereiro (sábado), abriu ao público a exposição itinerante “Alterações Climáticas e os Oceanos do Futuro”, que ficará patente até dia 31 de julho no Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais. Esta é uma iniciativa dos investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, juntamente com o referido Museu.

Esta exposição aborda os efeitos das alterações climáticas em geral, em habitats específicos como os recifes de coral, focando também impactos em atividades com relevância nacional tais como a pesca e a aquacultura. É, também, apresentada informação diversa sobre a investigação que se faz neste domínio no Laboratório Marítimo da Guia em Cascais (Faculdade de Ciências de Lisboa), assim como exemplos de ações internacionais, nacionais e pessoais que podem ser adoptadas para a mitigação das alterações climáticas.

O aumento da concentração de gases com efeito de estufa como o dióxido de carbono devido ao uso de combustíveis fósseis desde a Revolução Industrial- e sobretudo nos últimos 50 anos- tem provocado o aquecimento, acidificação e, consequentemente, a redução dos níveis de oxigénio dos oceanos. Os investigadores Rui Rosa e Marta Pimentel, organizadores e consultores científicos da exposição, referem que  “estas alterações no ambiente marinho têm originado perdas significativas de biodiversidade, mudanças na distribuição geográfica de diversas espécies, e uma diminuição na resiliência dos ecossistemas marinhos, com profundos impactos não só a nível ambiental, mas também económico, social e político.”

Sobre a motivação para criar esta exposição, a investigadora Marta Pimentel afirma que “a consciência da sociedade relativamente aos impactos das alterações climáticas na vida quotidiana ainda é bastante limitada” Esta bióloga declara, também, que sensibilizar os cidadãos para esta problemática é de extrema importância, em especial num contexto de proximidade à zona costeira.

O investigador do CCMAR, Pedro Guereiro, estava participando no tema Mudanças Climáticas na Antártida.