Investigadores do CCMAR e da Islândia trocaram experiência e planearam parcerias | - CCMAR -

A Universidade do Algarve (UAlg) acolheu dois dias de encontros que juntaram investigadores do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), da Islândia e responsáveis por projetos financiados pelos EEA Grants, de ligação entre a comunidade científica e a população.

Organizado pelo projeto BridgingAll, financiado pelos EEA Grants, o primeiro workshop reuniu, na manhã do dia 21 de novembro, os investigadores do CCMAR e da Universidade de Akureyri, na Islândia numa reunião de parcerias científicas.

Os investigadores e professores de ambas as instituições apresentaram as suas linhas de investigação, identificaram as áreas de interesse comuns, abrindo portas para o estabelecimento de parcerias científicas em futuras candidaturas.

No dia 22 de novembro decorreu um encontro de mobilização de parcerias entre a Universidade de Akureyri e a Universidade do Algarve, onde as duas instituições apresentaram as suas ofertas de ensino, áreas científicas e infraestruturas.

Como resultado, abriu-se a possibilidade de implementar “colaborações em projetos de investigação e o estabelecimento de uma rede de mobilidade de investigadores e alunos entre as duas instituições num futuro próximo”, refere a responsável pelo projeto.

Para a investigadora da UAlg-CCMAR, Rute Martins, nesta reunião foi possível “ficar com uma noção global de toda a oferta formativa que este quadro de financiamento do Crescimento Azul proporcionou para a região do Algarve”, mas também “estender essa oferta a todas as instituições parcerias dos estados doadores (Noruega, Islândia e Liechtenstein), independentemente do projeto ao qual estão associados”

Num terceiro momento, o projeto BridgingAll organizou um workshop que reuniu 5 dos projetos financiados no Algarve pelos EEA grants na área do Crescimento azul e que contam com a parceria de instituições científicas e empresas dos estados dadores deste financiamento..

Neste encontro, os projetos coordenados pela Universidade do Algarve (Blue Route e BridgingAll), CCMAR (Blue Forest Education), pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera - IPMA - (EduCoast) e pelo Centro Ciência Viva de Lagos (Ver para querer) puderam partilhar o trabalho que está a ser desenvolvido e divulgar a oferta formativa que estão a desenvolver não só para professores e alunos das escolas da região do Algarve, mas também para a comunidade académica das instituições parceiras dos países doadores.

Os dois dias de reuniões serviram também para a troca de ideias e experiências entre os parceiros do projeto BridgingAll com o objetivo de estabelecer linhas comuns quer para a divulgação de conteúdos à população em geral, como para a realização de cursos de verão para a comunidade escolar do 3º ciclo.

O projeto BridgingAll é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants e pela Direção Geral da Política do Mar, Ministério do Mar, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve e tem como parceiros o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) e a Universidade de Akureyri (Islândia).

Sobre os EEA Grants:
Através do Acordo sobre o Espaço Economico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em eeagrants.gov.pt