Investigadores transplantam 90 colónias de corais em recifes artificias numa campanha em Sagres | - CCMAR -
 

Investigadores transplantam 90 colónias de corais em recifes artificias numa campanha em Sagres

 

Os corais são animais marinhos muito importantes para os ecossistemas marinhos, funcionando como habitat e abrigo para muitas espécies. Como têm um crescimento lento são extremamente vulneráveis a vários impactos. Por vezes, os corais são removidos acidentalmente do fundo do mar pela pesca de fundo em Sagres (Portugal), sendo resgatados pelos investigadores e transplantados de volta em recifes artificiais. Esta iniciativa faz parte do projeto HABMAR, onde os nossos investigadores contam com a colaboração voluntária dos pescadores locais para salvar os corais, e o apoio do Centro de Mergulho Científico CCMAR e de mergulhadores voluntários para a instalação e monitorização destes animais.

O principal objetivo é desenvolver uma ação piloto de restauração de habitats e métodos de transplante de corais que contribuem para a reabilitação da biodiversidade marinha e Sítios de Importância Comunitária – locais que contribuem de forma significativa para a manutenção ou recuperação de um tipo de habitat natural ou de uma espécie (Rede NATURA 2000) - ao longo da plataforma continental portuguesa, particularmente espécies e habitats vulneráveis na zona circalitoral (30-200 m de profundidade). 

A campanha pretende estudar a possibilidade de resgatar e utilizar a biomassa de várias espécies de coral, acidentalmente capturadas por redes de pesca de fundo, em ações de restauração destes habitats, contribuindo para o estudo deste importante recurso de restauração com vista a persistência das comunidades de coral no fundo do mar. Os nossos investigadores esperam ainda obter dados sobre a eficiência de um novo método de fixação dos corais aos recifes artificiais, bem como dados sobre a sobrevivência e crescimento dos corais ao longo do tempo e como isso varia entre as espécies estudadas.

Durante a primeira semana de setembro, os nossos investigadores do projeto HABMAR e do Centro Científico de Mergulho do CCMAR implantaram 12 recifes artificiais, transplantado um total de 90 colónias de coral de três espécies diferentes. Para além deste trabalho, conseguiram ainda monitorizar os transplantes de corais anteriormente implantados em substratos artificiais, durante 2019 e 2020.
 

Tags