Investigadores visitam primeira componente da Estação de Cádis após um mês de atividade autónoma | - CCMAR -
 

Investigadores visitam primeira componente da Estação de Cádis após um mês de atividade autónoma

 

Ao fim de um mês de atividade autónoma, os nossos investigadores foram visitar a primeira componente da Estação de Cádis do projeto EMSO-PT para verificarem a operacionalidade do equipamento. Esta visita foi realizada pelos nossos investigadores Paulo Relvas e Carlos Sousa em conjunto com a Mar Ilimitado, e uma equipa de dois mergulhadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA-UAlg).

Os investigadores verificaram que o perfilador aparentava ter o comportamento esperado, tendo sido possível observar quatro perfis regulares de aproximadamente quinze minutos cada, o que indica que a amarração cumpre os objetivos previstos. Foi ainda necessário proceder à reparação do refletor de radar instalado na boia de superfície. As condições meteo-oceanográficas eram favoráveis para esta viagem de dez milhas náuticas, o que permitiu realizar um mergulho em segurança.

Já no final do mergulho, a equipa de mergulhadores foi brindada com a visita de um grupo de golfinhos curiosos.

A infraestrutura EMSO-PT/CCMAR irá manter-se em operação de forma autónoma até ao final de setembro de 2021, altura em que serão recolhidos os dados e preparada uma segunda instalação.