IPCC: Especialistas mundiais vão reunir-se na Universidade do Algarve para debater alterações climáticas | - CCMAR -
 

IPCC: Especialistas mundiais vão reunir-se na Universidade do Algarve para debater alterações climáticas

 

Cerca de 300 especialistas mundiais em alterações climáticas vão-se reunir em Faro, de 27 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2020, no âmbito de uma reunião de trabalho organizada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). 

Desta reunião sairão as contribuições do Grupo de Trabalho II do IPCC, o qual se debruça sobre os impactos, adaptação e vulnerabilidade às mudanças climáticas. Estas contribuições, por sua vez, serão incluídas no Sexto Relatório de Avaliação que irá fornecer aos governos mundiais uma avaliação dos mais recentes conhecimentos científicos sobre os impactos das alterações climáticas nos ecossistemas e sistemas humanos, assim como as suas vulnerabilidades. Também analisará as capacidades e limites desses sistemas para se adaptarem às alterações climáticas e as opções para reduzir riscos associados ao clima e criar um futuro sustentável.

O IPCC é uma organização altamente conceituada que reúne cientistas e políticos de todo o mundo. Foi criado pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em 1988, com o objetivo principal de sintetizar e divulgar o conhecimento mais avançado sobre as alterações climáticas, apontando as suas causas, efeitos e riscos para a humanidade e para o meio ambiente e contribuindo para o estabelecimento de políticas climáticas mundiais e nacionais.

A qualidade e seriedade do trabalho desenvolvido pelo IPCC, que envolve os mais reputados cientistas da atualidade, valeu-lhe o Prémio Nobel da Paz em 2007.

Desde a sua fundação, o IPCC produziu cinco grandes Relatórios de Avaliação e outros documentos extremamente relevantes para a sociedade e decisores políticos. O Quinto Relatório de Avaliação, divulgado em 2014, conclui que as alterações climáticas são reais e que as atividades humanas constituem a sua principal causa. 

A reunião que terá lugar em Faro, a convite do Ministério do Mar e organizada pela Universidade do Algarve e pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), é a 3ª de quatro reuniões de trabalho que o Grupo de Trabalho II do IPCC realiza para preparar as suas contribuições para o 6º Relatório de Avaliação. De referir que este relatório incluirá ainda as contribuições do Grupo de Trabalho I, que foca a base da ciência física das alterações climáticas, e do Grupo de Trabalho III, que foca as mitigações das alterações climáticas.