Passar para o conteúdo principal
Generic representation of IV Summer Shoal – um retiro científico para repensar o presente e desenhar o futuro do bem-estar dos peixes
Pelo segundo ano consecutivo, a edição do Summer Shoal foi organizada pelos nossos investigadores em Portugal, onde os participantes focaram-se numa troca de conhecimentos e ideias a implementar em aquacultura.

Pelo segundo ano consecutivo, a quarta edição do Summer Shoal foi organizada em Portugal, no Algarve. Este evento é um retiro científico para investigadores, indústria, Organizações não Governamentais (ONGs) e decisores políticos debaterem sobre o presente e o futuro do bem-estar dos peixes de aquacultura a nível global.

Vindos de 12 países, incluído Índia e EUA, os participantes mostraram os últimos avanços nas suas áreas de investigação. Durante 28 de junho a 1 de julho, numa troca de conhecimentos e ideias foram abordados temas muito importantes como:

  • novos conhecimentos sobre os peixes serem seres sencientes (capazes de sentir dor, medo e outras emoções) e as suas necessidades de bem-estar;
  • os progressos na vida dos peixes cultivados como o enriquecimento ambiental (proporcionar estímulos a peixes de cativeiro que imitam o que estes animais encontrariam no seu ambiente natural), novos métodos de manipulação, novos avanços tecnológicos na medição do comportamento e bem-estar e novas perspetivas sobre a densidade populacional;
  • avanços sobre novos métodos e tecnologias no atordoamento e abate de peixes em aquacultura;
  • futuros protocolos e normas de certificação - o bem-estar dos peixes começa a ser tratado seriamente por uma série de rótulos de certificação que requerem medidas eficazes para proteger o bem-estar animal em pisciculturas certificadas.

Este evento científico único - sem acesso a tecnologia e com sessões realizadas no exterior de um jardim, debaixo de uma árvore centenária, num grande círculo – foi organizado pelos nossos investigadores do grupo Fish Ethology and Welfare com a colaboração da Fair-fish International.