Novo equipamento de Ressonância Magnética Nuclear (RMN)! | - CCMAR -

Novo equipamento de Ressonância Magnética Nuclear (RMN)!

O CCMAR tem agora disponível um novo equipamento de Ressonância Magnética Nuclear (RMN)! Apesar de existirem alguns equipamentos de RMN para química em Portugal, entre 35 a 40, este é o primeiro para aplicações químicas no Algarve.

Versátil, simples de parametrizar, de elevada capacidade analítica e elevado grau de automatismo, este equipamento veio para fazer face tanto à complexidade como ao elevado número de solicitações.

O equipamento destina-se fundamentalmente a estudos de rotina de elucidação estrutural de moléculas orgânicas e organometálicas, simples e complexas, em amostras no estado líquido, de origem marinha ou outras proveniências.

O RMN consegue "ver" o spin nuclear de alguns átomos que compõem as moléculas. Com base nisso pode ser utilizado para determinar a estrutura molecular de compostos desconhecidos ou verificar conhecidos.

No CCMAR pode ser utilizado em qualquer trabalho de investigação que envolva a identificação e/ou quantificação de compostos desconhecidos. Tantos os investigadores de diferentes áreas como os utilizadores de vários setores da educação e da indústria agroalimentar, química, cosmética, petrolífera, farmacêutica, medicina/bioquímica, etc., poderão utilizar este equipamento para os seus projetos.