Novo projeto quer inovar o setor agro-alimentar do Mediterrâneo | - CCMAR -
 

Novo projeto quer inovar o setor agro-alimentar do Mediterrâneo

 

Reduzir as perdas e desperdícios alimentares e melhorar a gestão da água na cadeia agro-alimentar mediterrânica são os principais objetivos da FRUALGAE, um novo projeto CCMAR, lançado em Setembro deste ano. Este projeto é financiado pela altamente competitiva: Parceria para a Investigação e Inovação na Área Mediterrânica (PRIMA), coordenado pela Universidade Agrícola de Atenas e envolve oito parceiros académicos de quatro países europeus (Grécia, Portugal, Alemanha e Itália), dois da Bacia Mediterrânica (Líbano e Egipto) e uma PME.

Este projeto visa desenvolver novas estratégias para métodos de processamento de alimentos não térmicos, desenvolvimento de embalagens comestíveis utilizando uma gama de materiais e rótulos inteligentes e biossensores para monitorizar a qualidade do produto. Os investigadores procuram encontrar soluções práticas para melhorar e prolongar o prazo de validade dos produtos alimentares perecíveis mediterrânicos e o desenvolvimento de capacidades através de formação e workshops.

As microalgas marinhas serão utilizadas como bio-remediadores no tratamento de águas residuais de culturas hidropónicas de estufa e na exploração da biomassa de microalgas de alto valor para o desenvolvimento de novos produtos e aplicações biotecnológicas para a indústria alimentar.

O projeto será transformador e trará novas inovações ao sector agrícola e alimentar mediterrânico e os benefícios sociais aumentarão a qualidade e a segurança dos alimentos perecíveis, reduzindo o desperdício de alimentos e apresentando também novas soluções para a gestão da água na agricultura na zona mediterrânica.