Novo projeto vai dar a conhecer as “Florestas Azuis” | - CCMAR -
 

Novo projeto vai dar a conhecer as “Florestas Azuis”

 

Os ecossistemas costeiros constituídos por macroalgas, pradarias marinhas e sapais, também conhecidos como "florestas azuis”, estão entre os ecossistemas mais valiosos da Terra. Apesar da sua importância ecológica, social e económica, os benefícios destes ecossistemas e o seu valor são pouco conhecidos pelo público em geral, particularmente pelos decisores políticos, meios de comunicação social, e até mesmo entre os profissionais cuja subsistência depende diretamente destes ecossistemas, como por exemplo pescadores e profissionais marítimo-turísticos.

Com o intuito de abordar estas questões, o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR-Algarve) colabora com os parceiros noruegueses Grid Arendal e a organização Ocean Alive no novo projeto de investigação “Blue Forests Education”, financiado pelos EEA Grants. O projeto vai desenvolver atividades e materiais de educação e formação sobre as “florestas azuis” para um vasto público desde estudantes universitários a professores do ensino básico, decisores políticos e autoridades ambientais, meios de comunicação social e profissionais marítimo-turísticos. 

O projeto arrancou no final de 2021, tendo a primeira reunião decorrido no dia 26 de novembro via zoom. Com uma equipa multidisciplinar, este projeto vai desenvolver ferramentas digitais, ações de formação, escolas de verão e ações de capacitação para diferentesos públicos-alvo, com o intuito de desenvolver as suas competências e proporcionar o desenvolvimento das suas capacidades sobre as florestas azuis e os importantes serviços que estes ecossistemas oferecem para o bem-estar humano. Acompanhe o desenvolvimento destas atividades na página do projeto, aqui