Nuna Araújo ganhou o prémio de melhor oral communication abstract | - CCMAR -
 

Nuna Araújo ganhou o prémio de melhor oral communication abstract

 

Nuna Araújo, PhD student do grupo FBP-CCMAR, ganhou o prémio de melhor abstract na área de produtos marinhos naturais e desenvolvimento de fármacos. Este abstract tem bastante importância no desenvolvimento de um modelo de teste pré-clínico inovador que irá selecionar os melhores leads para a terapia da Osteoartrose (OA).

O modelo 3D close-to-in vivo combina sinoviócitos e cartilagem humana que reproduz o estágio inicial da doença OA. Esta é uma ferramenta relevante em relação aos problemas antiéticos e de elevado custo associados ao uso de animais. 

Receber este prémio “ofereceu-nos a oportunidade de partilhar com a comunidade científica o trabalho desenvolvido pelo nosso laboratório na área de testes pré-clínicos   de compostos marinhos, como novos leads para terapia, úteis para muitas doenças inflamatórias e crônicas como a AO”, afirma Nuna. 

O prémio foi atribuído pela comissão organizadora do XVI Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos (MaNaPro) e da XI Conferência Europeia sobre Produtos Naturais Marinhos (ECMNP) em setembro.