Paleoceanografia em destaque no 42.º Congresso da CIESM | - CCMAR -
 

Paleoceanografia em destaque no 42.º Congresso da CIESM

 

Desde 1919, que a Comissão Internacional para a exploração Científica do Mediterrâneo (CIESM) visa apoiar vários milhares de investigadores marinhos. 

Debater assuntos relacionados com o Mar Mediterrâneo, a sua exploração, biodiversidade e processos geofísicos com a participação de mais de duas centenas de especialistas na área foi o objetivo do 42.º Congresso da CIESM

As nossas colaboradoras e investigadoras do IPMA Dulce Oliveira, Antje Voelker, Teresa Rodrigues, Emília Salgueiro, Lélia Matos, Ana Lopes e Andreia Rebotim do grupo Oceanography and Climate Change, participaram numa importante sessão sobre Paleoceanografia. Com uma forte linha de investigação nessa área, Fátima Abrantes investigadora do IPMA também em colaboração com o CCMAR, foi a moderadora desta sessão. 

Atualmente, as mudanças no Mar Mediterrâneo estão a ocorrer a um ritmo rápido. A CIESM investiga essas mudanças, desde o impacto do aquecimento global no nível do mar e das massas de água até as mudanças na biodiversidade marinha.

O príncipe Albert do Mónaco, presidente da CIESM, e Marcelo Rebelo de Sousa inauguraram este congresso, no qual o nosso Presidente da República chamou a atenção da comunidade científica para se ligar às atividades económicas, às opiniões públicas e aos decisores políticos.   

Vejam o vídeo disponível no youtube sobre o congresso AQUI.