Pedro Frade fala sobre corais no evento da Fundação Champalimaud | - CCMAR -
 

Pedro Frade fala sobre corais no evento da Fundação Champalimaud

 

Na passada quinta-feira, o nosso investigador Pedro Frade participou num evento da Fundação Champalimaud, onde foi exibido o filme Chasing Coral premiado pela Sundance. 

O filme documenta o processo evasivo do branqueamento de corais, um fenômeno que acontece a uma grande velocidade no mundo devido ao aquecimento das temperaturas dos oceanos. O filme levou 3 anos e meio a ser produzido e conta com 500 horas de filmagens subaquáticas realizadas por uma equipa de mergulhadores, fotógrafos e investigadores.

Após o filme, a sessão continuou com uma discussão aberta sobre o tema com o investigador Miguel Costa Leal e o nosso biólogo marinho Pedro Frade. Apesar de não poder estar presente, o biólogo marinho do CCMAR fez um vídeo a comentar o filme e a dar a sua opinião sobre a situação da Grande Barreira de Corais e do efeito de branqueamento dos corais a nível global.

A Grande Barreira de Corais representa um exemplo de um ecossistema em decréscimo com um declínio de 50% dos recifes de corais nas últimas décadas.