PLANT ME, um novo projeto para restaurar pradarias de ervas marinhas | - CCMAR -

PLANT ME, um novo projeto para restaurar pradarias de ervas marinhas

Nas últimas décadas, as pradarias de ervas marinhas têm vindo a desaparecer em todo o mundo. Com o intuito de recuperar estes ecossistemas através do desenvolvimento de uma nova técnica de plantação, o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) colabora com a Universidade de Ghent e as empresas Jan De Nul e DEME no novo projeto de investigação “PLANT ME”.

As pradarias de ervas marinhas têm vindo a desaparecer em todo o mundo devido a doenças nas plantas, má qualidade da água, alterações climáticas e erosão costeira. Estes ecossistemas de elevada importância para as zonas costeiras marinhas pouco profundas, fornecem habitat para uma grande diversidade de fauna e flora marinha e capturam mais CO2 do que as florestas tropicais. "As pradarias de ervas marinhas são um dos habitats de reprodução mais importante para várias espécies e o abrigo de muitos peixes juvenis. No âmbito do projeto PLANT ME queremos contribuir para salvar este valioso ecossistema marinho através da investigação de novas técnicas de cultivo e plantação", explica Emile Lemey do grupo Jan De Nul.

Através deste novo projeto de investigação - “PLANT ME” – a equipa de investigadores e engenheiros hidráulicos pretende recuperar as pradarias de ervas marinhas, desenvolvendo uma nova técnica de plantação de sementes de ervas marinhas, tendo como grande vantagem deste método a sua produção menos dispendiosa. O projeto enquadra-se numa nova tendência de investigação centrada em soluções inovadoras baseadas na natureza para proteger as costas de uma forma sustentável e eficiente. Os elementos fornecidos pela natureza são utilizados de forma inovadora, sustentável e resiliente para proteger o habitat natural. "Este projeto e a sua colaboração única entre a ciência e a indústria no desenvolvimento de novas técnicas sustentáveis em grande escala para a restauração de ervas marinhas irá contribuir fortemente para a futura e necessária recuperação das pradarias de ervas marinhas e da biodiversidade marinha costeira", afirma Aschwin Engelen investigador do CCMAR.

PLANT ME faz parte de uma série de projetos que incentiva a indústria a inovar e a procurar soluções sustentáveis para um mundo melhor. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas são uma referência importante para este projeto. Para além disso, a equipa de investigação contribui para um conjunto de objetivos que se centram no clima e biodiversidade.