Portugal une-se a treze países europeus para potenciar investigação marinha | - CCMAR -

Portugal une-se a treze países europeus para potenciar investigação marinha

O projeto ASSEMBLE Plus reúne catorze países europeus na criação de um novo programa para facilitar o acesso a estações biológicas marinhas em toda a europa, permitindo partilhar infraestruturas e otimizar recursos existentes. Com este programa, cientistas e investigadores marinhos terão não só a possibilidade de trabalhar em laboratórios analíticos e instalações experimentais de excelência por toda a Europa, mas também o acesso a uma grande diversidade de ecossistemas marinhos, recursos biológicos únicos, dados históricos e oportunidades de formação avançada.

O projeto é liderado por membros do European Marine Biological Resource Centre (EMBRC-ERIC), que em Portugal é coordenado pelo Centro de Ciências do Mar na Universidade do Algarve (CCMAR) e inclui ainda os centros IMAR no Açores, CIIMAR no Porto e ACOI em Coimbra. Daniela Fazenda, gestora do EMBRC em Portugal, explica que “com o Assemble Plus, cientistas de toda a Europa – sejam do meio académico, de empresas ou da administração pública - poderão incluir na sua investigação ecossistemas únicos que existem em Portugal, como a Ria Formosa ou o mar profundo dos Açores. Em contrapartida, os cientistas portugueses poderão beneficiar de infraestruturas e recursos que não encontram em Portugal, o que vem potenciar a sua capacidade de investigação”.

Financiado pelos fundos europeus Horizonte 2020, o ASSEMBLE Plus encontra-se em fase de dinamizar as acções definidas na reunião de arranque de projeto em Outubro de 2017, que contou com 50 participantes, representando 32 organizações e 14 países.

Faro, 22 de dezembro de 2017

Outras informações:

Centro de Ciências do Mar (CCMAR)
O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma organização privada sem fins lucrativos de investigação científica na Universidade do Algarve. O CCMAR recebeu classificação Excelente e é um dos mais importantes centros em Portugal, desenvolvendo investigação nas áreas da oceanografia, biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia. O CCMAR possui cerca de 250 membros, 110 dos quais doutorados, e 30 alunos de doutoramento e é parceiro de vários projetos e infraestruturas de investigação europeus como o EMBRC, Aquaexel e EMSO.

Comunicação CCMAR  | Rita Abecasis

Para mais informações sobre o projeto ASSEMBLE Plus, contacte:

Daniela Fazenda

CCMAR - Centro de Ciências do Mar do Algarve

email: drfazenda@ualg.pt

Tlm:+351 964116760

Tlf:  +351 289800900 (ext. 400111)