Pradarias marinhas do Sado juntam investigadores e ministro do Mar | - CCMAR -
 

Pradarias marinhas do Sado juntam investigadores e ministro do Mar

 

O ministro do Mar mergulhou esta semana no Sado e os nossos investigadores juntaram-se depois num debate para alertar sobre a importância das pradarias marinhas.

O mote foi dado pela organização Ocean Alive, que promoveu a iniciativa e convidou o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, para mergulhar no estuário do Sado. Após o mergulho, durante o qual o ministro conseguiu ver cavalos marinhos e as pradarias marinhas ali existentes, teve lugar um debate que contou com três investigadores do CCMAR. Rui Santos, Ester Serrão e Miguel Correia, assinalaram a sua presença e demonstraram a importância das pradarias marinhas para os ecossistemas.

Os investigadores tiveram oportunidade de falar sobre o declínio, a reversão do declínio das pradarias de ervas marinhas na Europa, as medidas de gestão e conservação dos sistemas costeiros que levaram a essa recuperação, a importância de preservar as pradarias existentes, face às dificuldades que o restauro destes habitats apresenta, tendo como exemplo o caso da plantação de ervas marinhas na Arrábida. 

O projeto Biomares, levado a cabo pelo CCMAR entre 2007 e 2011, foi um dos primeiros projetos que o nosso Centro realizou no no Parque Marinho Arrábida-Espichel, precisamente na zona onde o ministro do Mar mergulhou esta segunda-feira.