Primeira componente da Estação de Cádis do projeto EMSO-PT instalada a sul de Sagres | - CCMAR -
 

Primeira componente da Estação de Cádis do projeto EMSO-PT instalada a sul de Sagres

 

A primeira componente da Estação de Cádis do projeto EMSO-PT foi instalada com sucesso a 10 milhas náuticas a sul de Sagres, na batimétrica dos 200 metros. A instalação foi realizada a bordo do NI Mário Ruivo em colaboração com o Instituto Português do Mar e Atmosfera, pelos nossos investigadores Paulo Relvas e Carlos Sousa e pelos investigadores Luciano Júnior e Erwan Garel do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA-UAlg).

A estação de Cádis instalada corresponde à infraestrutura EMSO-PT/CCMAR, composta por dois sistemas autónomos: um perfilador da coluna de água, que recolhe aproximadamente 100 perfis por dia ao longo dos primeiros 150 metros da coluna de água e um Acoustic Doppler Current Profiler (ADCP), colocado numa boia de subsuperfície a 150 m de profundidade.

O perfilador está equipado com sensores que monitorizam temperatura, salinidade, turbidez, e oxigénio dissolvido, enquanto o ADCP irá medir a velocidade e direção das correntes oceânicas. Esta informação irá servir entre outras possíveis aplicações, para compreender a estratificação do oceano, produção primária e circulação costeira. Trata-se também de um ponto de recolha de dados Euleriano de referência, que irá contribuir para a validação e aperfeiçoamento de modelos numéricos relacionados com processos oceânicos.

É previsto que a infraestrutura EMSO-PT/CCMAR fique em operação de forma contínua e autónoma até ao final do mês de setembro de 2021, altura em que serão recolhidos os dados. Com esta instalação, o CCMAR, enquanto membro do consórcio EMSO-PT, torna-se a entidade pioneira na aquisição deste tipo de dados a longo termo e de alta frequência. Isto, irá permitir promover o conhecimento do funcionamento do oceano ao largo da Europa e avaliar as consequências das alterações climáticas na estrutura da coluna de água e no funcionamento do oceano costeiro, a fim de melhorar a estratégia de mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

 

Outras notícias sobre o projeto EMSO-PT: