Projeto CetAMBIcion inicia reuniões com o sector da pesca | - CCMAR -

Projeto CetAMBIcion inicia reuniões com o sector da pesca

No dia oito de abril, decorreu a primeira reunião do projeto CetAMBIcion com representantes de algumas associações de pesca em Portugal. Na reunião foram apresentados o projeto e as ações piloto que serão desenvolvidas com a colaboração dos pescadores. Essas ações consistem na utilização experimental de dispositivos acústicos (pingers) no cerco e na pesca com redes, tarefa dos nossos investigadores com coordenação da Universidade do Algarve (UAlg). Os representantes das associações de pesca também apresentaram as suas sugestões e preocupações.

Devido à situação atual, a reunião decorreu online, com cinco das oito associações de pesca parceiras presentes: a Associação dos Armadores de Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo; Quarpesca – Associação dos Armadores de Pesca de Quarteira; Vianapesca – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo; OlhãoPesca - Organização de Produtores de Pesca do Algarve e a Associação Portuguesa da Arte Xávega. A ligação com o sector de pesca será mantida até ao final do projeto e é determinante para o seu sucesso!

Para além dos nossos investigadores e da UAlg, estiveram ainda presentes os demais parceiros portugueses do projeto - CIIMAR, DGRMPT, Institute for Nature Conservation and Forests e IPMA.