Projeto de recifes artificiais em São Tomé pretende promover a pequena pesca artesanal | - CCMAR -
 

Projeto de recifes artificiais em São Tomé pretende promover a pequena pesca artesanal

 

O projeto piloto e pioneiro BUDOKIA, que em dialeto local significa “pedra que cria Peixe”, é um projeto de implementação de recifes artificias em São Tomé, que envolve o grupo de investigação do CCMAR, ECOREACH. Os recifes artificiais são estruturas utilizadas em várias partes do mundo com múltiplos fins, como promover as pescarias artesanais. Quando imersos no fundo marinho, funcionam como os afloramentos rochosos ou recifes naturais, imitando as suas funções, criando zonas de reprodução, crescimento, proteção e alimentação de várias espécies de peixes e invertebrados marinhos. 

As estruturas artificiais com formato cúbico irão ser produzidas na ilha por empresas locais e colocadas em zonas, onde os fundos marinhos existentes não irão ser afetados. As estruturas são de material inerte (betão), não existindo risco de poluição para a fauna e flora local. Estas estruturas serão habitadas por invertebrados marinhos que poderão servir de alimento para os peixes, estimulando a produção de espécies de interesse comercial para os pescadores locais. Por outro lado, as espécies com afinidade para substratos rochosos são as que irão beneficiar mais com a introdução destes recifes artificiais. Assim, podem encontrar-se nos recifes artificiais comunidades de peixes semelhantes às que habitam em fundos rochosos no mar, nomeadamente comunidades de peixes demersais (pargos, garoupas), com interesse económico.

Entre 10 a 25 de abril, o nosso investigador Francisco Leitão esteve em São Tomé, a dar formação sobre a ecologia funcional de recifes artificias aos promotores do projeto e às duas ONGs locais que dinamizam e lideram este projeto - MARAPA (Mar Ambiente e Pesca Artesanal) e Programa Tatô. A formação incluiu a presença de diferentes entidades da sociedade, incluindo técnicos do ministério do ambiente, ministério das pescas, polícia marinha, líderes comunitários da pesca da região Norte, praticantes de pesca submarina e biólogos marinhos pertencentes às ONGs locais.

Durante a sua estadia, foram avaliados aspetos relacionados com as áreas de implementação e as comunidades de peixes que poderão beneficiar destas estruturas, e realizou-se ainda formação e divulgação para as comunidades piscatórias. Os pescadores São Tomenses, da região Norte, compreenderam os conceitos e a importância em utilizar estas estruturas para ajudar a potenciar a pesca local realizada por pequenas canoas. A equipa do projeto espera que a colocação destas estruturas artificiais permita reverter a tendência do declínio das pescarias artesanais, registada nos últimos anos.

O projeto BUDOKIA, pretende diminuir e/ou redistribuir o esforço da pesca nos locais de pesca/pesqueiros tradicionais, promover as pescarias artesanais através da produção de pescado, utilizando recifes artificiais para criação de novos habitats em fundos marinhos pouco produtivos, e assim aumentar a qualidade de vida das comunidades que vivem da pesca artesanal, nomeadamente da frota não motorizada. 

 

 

Mais informações sobre o projeto AQUI.