Projeto do CCMAR leva ciência às escolas | - CCMAR -

Projeto do CCMAR leva ciência às escolas

“Cientificamente provável” é o nome do projeto que quer levar a ciência do CCMAR às escolas. O projeto vai no segundo ano letivo e o sucesso é tal que já estão praticamente esgotadas as iniciativas.

O desenvolvimento de iniciativas para o público em idade escolar é uma vertente que o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) sempre considerou prioritária no seu eixo de ação. Nos últimos anos, o projeto “Cientificamente provável” possibilitou alargar ainda mais o leque de atividades e promover a investigação que se faz no Centro de forma mais concertada.

O projeto, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, iniciou no ano letivo de 2018/2019 com a realização de 500 palestras em escolas da região algarvia, envolvendo alunos do ensino básico e secundário.

No presente ano letivo, a nossa equipa de 10 investigadores, já realizou atividades para 380 alunos e até ao final do ano vamos conseguir envolver mais 200 estudantes.

As atividades levadas às escolas não são meras palestras, realça João Cardoso, um dos investigadores envolvidos e também responsável pela ação, “fazemos uma demonstração, algo mais prático, que ajude os alunos a entenderem melhor os conteúdos programáticos, que se cruzam muitas vezes com as nossas atividades”.

O objetivo é agora manter as atividades após o término do projeto, até porque marcações não faltam.

Os interessados em receber as nossas ações deverão entrar em contacto através do e-mail: infoccmar@ualg.pt.