Sala cheia para falar sobre Cetáceos e Tartarugas-marinhas do Algarve | - CCMAR -
 

Sala cheia para falar sobre Cetáceos e Tartarugas-marinhas do Algarve

 

No passado dia 24 de novembro, a Rede de Arrojamentos do Algarve (RAAlg) organizou o workshop "Cetáceos e Tartarugas-marinhas do Algarve" para promover a literacia dos Oceanos e o aumento do conhecimento das espécies marinhas protegidas como os cetáceos e as tartarugas marinhas ao largo de Portugal continental, particularmente na costa Algarvia.

Em menos de duas semanas as inscrições e a lotação da sala esgotaram! “Termos mantido a sala praticamente cheia até ao final do evento e por mais de 4 horas, reflete a importância do que se transmitiu e a vontade dos presentes em poderem aprender e discutir opiniões. Fica a promessa que para o ano será um evento maior!”, resume Ana Marçalo, investigadora do CCMAR e coordenadora da RAAlg.

Para o evento foram convidadas entidades, empresas e investigadores que trabalham nas áreas da biologia e conservação de espécies. Entre eles estiveram presentes, para além da própria RAAlg que divulgou os seus resultados como rede de arrojamentos, o Porto de Abrigo do ZOOMARINE, as empresas Ocean Vibes, WildWatch Algarve e Mar Ilimitado e as Organizações Não Governamentais como a Associação para a Investigação do Meio Marinho (AIMM) e o ICNF.

O workshop “serviu como montra e ponto de partida para sinergias futuras entre grupos e pessoas para que todos em conjunto possamos trabalhar para um objetivo comum que é a proteção e conservação destas espécies”, afirma.

A RAAlg é um projeto que tem um protocolo de colaboração entre o CCMAR (entidade coordenadora), ICNF e FUNDO AMBIENTAL (entidade financiadora) e que pretende responder a alertas de arrojamentos mortos de cetáceos (golfinhos e baleias) e tartarugas marinhas ao longo de toda a costa algarvia com o objetivo de analisar padrões de ocorrência das espécies e causas de morte.