Sociedade para a Criobiologia distingue Victor Gallego com prémio pela sua carreira de investigação | - CCMAR -
 

Sociedade para a Criobiologia distingue Victor Gallego com prémio pela sua carreira de investigação

 

“Este prémio encorajou-me a dedicar-me ainda mais na liderança de projetos e a procurar novas linhas de investigação centradas no estudo da biologia e conservação de peixes de água doce e salgada que se encontram ameaçados, através da criobiologia e biotecnologia no CCMAR.”, afirma Victor Gallego. 

 

 

O Victor Gallego é um jovem investigador que se destaca, com uma carreira de investigação que foi agora premiada com o prémio Dayong Gao Young Investigator Award, atribuído pela Sociedade para a Criobiologia. Atualmente, o Victor recebeu uma prestigiosa bolsa Marie Curie e está no CCMAR a liderar o projeto CRYO-FISH.  

Em 2013, o Victor terminou o seu doutoramento na área de biologia e conservação de peixes na Universidade Politécnica de Valência, e desde então colaborou com várias universidades de prestígio de diferentes países como o Japão, Reino Unido, Brasil e Portugal. Na sua curta carreira, publicou mais de 50 artigos científicos, participou em 16 projetos de investigação – liderando cinco dos projetos - e supervisionou três doutoramentos. 

Devido ao seu percurso, Victor Gallego ganhou o Dayong Gao Young Investigator Award, um prémio que promove e encoraja os investigadores que se encontram no início de carreira e nos primeiros dez anos da sua carreira após o Doutoramento, na área de criobiologia (área que estuda os efeitos de baixas temperaturas em células, tecidos e organismos vivos). O prémio incluí um valor monetário de $5.000, uma inscrição na Reunião Anual, e a apresentação da sua investigação distinguida pelo prémio no CRYO2021, o congresso de criobiologia mais importante a nível mundial. O investigador apresentou a sua investigação atual no projeto CRYO-FISH, no congresso CRYO2021, no dia 22 de julho. 

No CCMAR, o investigador lidera o projeto CRYO-FISH, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento básico da biologia reprodutiva de peixes de água doce, e desenvolver novas técnicas e protocolos de criopreservação de fertilidade das espécies, com a finalidade de criar um banco de recursos genéticos para a preservação da biodiversidade.