Trending: Produção da concha em moluscos num oceano em mudança | - CCMAR -

Trending: Produção da concha em moluscos num oceano em mudança

O estudo aprofundado de “organismos sentinela” é determinante para entendermos o impacto das alterações climáticas na vida dos Oceanos.

Uma research trend alert por João Cardoso

O nosso mundo está a mudar e os oceanos também e perceber as consequências destas alterações climáticas é um dos grandes desafios do século XXI. Os Oceanos são essências à vida no planeta e possuem uma elevada importância sócio-económica.  Estas mudanças climáticas provocam alterações nos ecossistemas marinhos e nos organismos que lá vivem.

Um dos grupos que se prevê ser mais fustigado com a acidificação dos oceanos são os moluscos que incluem os bivalves, que não se movem. Estes organismos obtêm o seu alimento através da filtração da água e  têm por isso uma elevada importância ecológica como “sentinelas” do meio ambiente, mas são provavelmente mais conhecidos pela sua contribuição gastronómica e pelo seu alto valor comercial!

As conchas de bivalves são caracterizadas por uma extrema diversidade e beleza. No entanto, para os bivalves, essas conchas duras e externas são quem os protege de predadores e das condições ambientais adversas.

À medida que a água do mar se torna mais ácida, devido ao aumento da captação de dióxido de carbono atmosférico, o carbonato de cálcio (ou calcário) dissolve-se, tornando as conchas mais frágeis e ameaçando a sobrevivência dos bivalves, particularmente as formas microscópicas das suas larvas. Compreender como é que estes animais produzem a concha calcária e como é que essa produção é regulada, são fatores críticos para entender a amplitude das alterações climáticas nestes organismos, na sua biodiversidade e na produção em aquacultura.

No CCMAR a nossa equipa de investigadores dedica-se a estudar a fundo o processo de formação de conchas em bivalves para determinar o provável impacto das mudanças nos oceanos. Duas espécies de elevada importância comercial para a aquacultura, em Portugal e na Europa estão a ser estudadas: mexilhões e ostras.

A nossa investigação está focada na fisiologia do manto, o tecido que produz a concha. Recentemente, nossa equipa publicou um artigo revelando que a regulação da formação das conchas em bivalves marinhos apresenta semelhanças com a regulação do osso humano. A calcitonina é uma hormona que promove a formação óssea e aumenta a massa e a rigidez óssea em humanos, é por isso usada no tratamento da osteoporose. Em bivalves, descobrimos peptídeos semelhantes à calcitonina humana que, como nos humanos, regula o movimento do cálcio no manto e contribuem para a formação da concha rígida.

Veja mais no mais recente artigo:

The calcitonin-like system is an ancient regulatory system of biomineralization