Workshop Algas foi um sucesso | - CCMAR -
 

Workshop Algas foi um sucesso

 

Na passada sexta-feira, vários especialistas e investigadores da área das algas e microalgas juntaram-se para a apresentação do workshop “Algas: Investigação, inovação, sustentabilidade, e estímulo à bioeconomia circular” no CCMAR.

Neste evento, foram apresentados o papel das empresas produtoras de microalgas, que levou à formação da Associação Portuguesa de Produtores de Algas (PROALGA), novas estratégias de produção de microalgas desenvolvidas no LNEG, o conceito de biorrefinaria de biomassa algal e duas mesas redondas.

Na primeira mesa redonda do workshop, presidida por Júlio Abelho da ALLMICROALGAE, foi discutido o conceito de bioeconomia circular e o seu impacto na produção de algas. Temas como a aplicação de microalgas como um meio de tratamento de águas residuais, a necessidade de novas tecnologias e investigação em microalgas, o conceito de economia circular que já se encontra aplicado na indústria e a possibilidade de aplicação da biomassa produzida em produtos como rações para peixe, foram abordados pelo primeiro painel.

Já na segunda mesa redonda do workshop, presidida por Luísa Barreira do CCMAR, foram discutidas as possíveis aplicações da biomassa de algas desde a aplicação em fine dining apresentada pelo Chef Leonel Pereira, a utilização de algas na alimentação humana e animal por Carlos Cardoso (IPMA) e Cláudia Aragão (CCMAR) e o uso de algas na indústria farmacêutica por Vincent Laize (CCMAR) e na indústria da cosmética apresentada por Dina Simes (CCMAR).

Durante os coffee breaks foi possível provar os produtos desenvolvidos pela ALLMICROALGAE, que consistiam numas vegan sea crackers compostas pelas microalgas Chlorella vulgaris e Tetraselmis chui.