Workshop sobre Biotecnologia Reprodutiva e Criopreservação realizado com sucesso | - CCMAR -
 

Workshop sobre Biotecnologia Reprodutiva e Criopreservação realizado com sucesso

 

As nossas investigadoras do grupo de investigação Aquaculture, organizaram o "Workshop on Reproductive Biotechnology and Cryobanking in Aquatic Species", que decorreu durante os dias 7 a 9 de abril, no âmbito do projecto European Blue Biobank. Nos dois primeiros dias, o workshop contou com várias sessões online e no último dia foi realizado a sessão prática no CCMAR e na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). 

A componente teórica teve várias sessões de vídeo práticas sobre técnicas de reprodução e criopreservação para a produção e conservação dos recursos biológicos marinhos, dadas por 16 palestrantes de diversas instituições e países. A indústria também marcou presença neste workshop, onde mostrou um ponto de vista muito importante sobre a aplicação das técnicas de criopreservação em relação à escala comercial.

O dia da sessão prática, frequentado apenas por 20 pessoas devido às restrições atuais, contou com uma visita às instalações do nosso zebrário (zona com aquários de peixes zebra). Para além disso, os participantes puderam aprender técnicas de recolha de esperma em diferentes espécies, criopreservação e avaliação da qualidade das amostras, utilizando vários métodos previamente mostrados nas sessões teóricas online. Na sessão prática foram ainda realizadas dissecações testiculares e recolha de espermatogónia, incluindo a criopreservação destas células para a realização de transplantes no futuro. 

As sessões que mais atraíram os participantes foram os vídeos online das sessões práticas e as palestras que contaram com a participação da indústria. Durante estes três dias, o workshop registou um total de 220 participantes de 19 países.