AQUAEXCEL3.0 | - CCMAR -

AQUAEXCEL3.0

 

 
O AQUAEXCEL3.0 é um projeto de infra-estruturas de investigação que pretende apoiar o crescimento sustentável do setor da aquacultura na Europa. O projecto inclui instalações de investigação em aquacultura na Europa que trabalham em conjunto no avanço e padronização de ferramentas na investigação em aquacultura.
 
O AQUAEXCEL3.0 oferece serviços adaptados às necessidades da comunidade aquícola europeia e apoia a investigação em aquacultura a nível mundial. No CCMAR, através do AQUAEXCEL3.0, os investigadores podem aceder à nossa Estação Marinha do Ramalhete

 

CCMAR-Ramalhete

A Estação Marinha do Ramalhete situa-se em pleno Parque Natural da Ria Formosa, de fácil acesso ao sistema único e extenso de lagoas e sapais da Ria Formosa e a zonas costeiras que facilitam os estudos in situ, com uma biodiversidade muito elevada e um laboratório natural protegido pela legislação nacional e internacional. A estação é uma infra-estrutura bastante versátil, com tanques e aquários para a manutenção de organismos vivos e grandes mesocosmos ao ar livre, e laboratórios húmidos com tanques de vários tamanhos e ambiente controlado que permite a realização de uma variedade de experiências com larvas e juvenis de várias espécies de peixes, nas áreas da nutrição, comportamento, fisiologia geral e específica, e acidificação dos oceanos.

Para além disso, todos os laboratórios do CCMAR estão devidamente equipados para a investigação biológica em diversos campos, desde a bioquímica e biologia molecular até à genética, fisiologia, comportamento animal e ecologia. Possuímos ainda um conjunto computacional (cluster) dedicado a tarefas da área da bioinformática com software dedicado para a elaboração do genoma, incluindo NGS, transcriptómica, anotação, visualização, alinhamento de sequências, genética populacional, filogenética. Os serviços complementares incluem ainda Biologia Molecular (sequenciação e proteómica) e plataformas analíticas de Química.

Anualmente, esta infra-estrutura recebe cerca de vinte utilizadores internacionais e desenvolve aproximadamente quinze projetos de investigação. Mais de 50 projetos recorrem aos laboratórios e plataformas do Ramalhete.
 

Nome da infraestrutura: Estação Marinha do Ramalhete
Localização: Ria Formosa, Faro, Portugal
Website: https://www.ualg.pt/estacao-maritima
Contactos: Liaison officer - Ana AmaralResponsável pela estação - João Reis

 

Instalações

A Estação Marinha do Ramalhete é uma infra-estrutura muito versátil, com um acesso privilegiado à Ria Formosa, perto do aeroporto de Faro, a 12 km da cidade e a 9 km do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve. Consiste em 4 hectares de um sistema de salinas e pântanos, com 300 m2 de tanques interiores para cultivo de fitoplâncton e zooplâncton, salas isoladas para estudos que exijam controlo ou comportamento ambiental, laboratórios húmidos e secos. A área exterior tem cerca de 900 m2 e é utilizada para tanques de maior volume. Tanto as instalações interiores e exteriores de tanques do Ramalhete permitem o acesso a instalações experimentais numa vasta gama de condições. Os tanques recebem água diretamente da Ria Formosa e a água do poço é utilizada para regular a salinidade. 

 

Serviços oferecidos pela Estação Marinha do Ramalhete

O Ramalhete tem instalações de laboratórios húmidos com tanques de vários tamanhos e ambiente controlado, permitindo a realização de uma grande variedade de experiências com larvas e juvenis de várias espécies de peixes, nas áreas da nutrição, comportamento, fisiologia geral e específica e acidificação dos oceanos. É ainda fornecido acesso a equipamentos de rotina básica e consumíveis e acesso a uma sala aberta. Os custos de produtos químicos/consumíveis não básicos não estão incluídos no acesso de serviços. Os serviços complementares incluem Biologia Molecular (incluindo sequenciação e proteómica), plataformas de Química Analítica e gasoduto de análise de dados NGS, no entanto os custos terão de ser suportados pelo utilizador.

A Estação Marinha do Ramalhete disponibiliza acesso a tanques de diferentes capacidades (100L (n=24); 500L (n=20); 1000L (n=22); 3000L(3); 9000L(5)) aos projetos que o requererem. Todos os tanques estão colocados em sistemas de fluxo fornecidos com água do mar, natural e filtrada, recolhida da Ria Formosa. Pode ser fornecido uma bateria de 24 a tanques de 100L, num sistema de escoamento com três (3) níveis de CO2, para simulação de cenários de acidificação dos oceanos. Os tanques e o espaço podem ser adaptados para satisfazer necessidades experimentais específicas como controlo de temperatura, fotoperíodo, intensidade de luz ou salinidade.

O acesso a algumas espécies de peixes como o linguado (Sole senegalensis), dourada (Sparus aurata) e robalo (Dicentrachus labrax) é fornecido através de pedido. Os tamanhos disponíveis dependem da época do ano.

O transporte do CCMAR (Campus de Gambelas da Universidade do Algarve) para a Estação Marítima do Ramalhete, e o regresso, está disponível durante os dias úteis às 9h e às 17h.

Os investigadores ou técnicos que estejam diretamente envolvidos na experimentação animal são obrigados a ter licenças pessoais reconhecidas.

 

Formas de Acesso e Apoios

O Liaison Officer é quem irá prestar apoio e quem ficará encarregue da introdução das regras e licenças locais necessárias, assegurará a integração dos visitantes e projetos no programa das infra-estruturas, e ajudará no acesso às instalações.

Os visitantes/utilizadores podem realizar os seus projetos de acordo com um planeamento pré-estabelecido e podem fazer algumas das suas análises in situ. Como regra, os utilizadores terão acesso às instalações de forma idependente dos grupos de investigação locais. É esperado que os utilizadores testem novas metodologias e obtenham amostras e dados de diferentes tipos de experiências, como por exemplo nas áreas de nutrição, crescimento e fisiologia e comportamento. Todos os utilizadores têm de realizar um seminário e um relatório de visita.

A papelada e os custos de envio de materiais específicos, reagentes ou equipamentos são da responsabilidade dos utilizadores. Os custos relacionados com o envio de amostras podem ser cobertos até determinado ponto e serão submetidos a uma avaliação pelo responsável.

O seguro de cancelamento antes do voo e o seguro de saúde/trabalho/viagem que cubra as condições médicas pré-existentes, incluindo a assistência em viagem a nível mundial e os serviços de transporte aéreo de emergência, são necessários para cobrir todo o período de acesso desde a partida até ao regresso. Este é um custo pessoal e que não é coberto pelo CCMAR.

 

Unidade de Acesso

O acesso consiste em finalizar o planeamento (geralmente iniciado remotamente), a instalação e o controlo das experiências. As experiências mais longas podem ser preparadas pelo prestador de serviços e a visita será realizada para fins de monitorização e finalização de experiências, preparação de armazenamento ou outros materiais, recolha de amostras para diversos fins e armazenamento em meios apropriados. Algumas amostras poderão ter de ser inicialmente analisadas localmente em laboratórios e plataformas. O apoio técnico e científico será atribuído aos visitantes de acordo com os seus objectivos específicos.

A unidade de acesso na Estação Marinha de Ramalhete, é definida como tank.week. Por exemplo, 20 unidades de acesso significam 20 tanques durante uma semana ou 10 tanques durante duas semanas.

 

CCMAR Access Guide