Alterações Ambientais Globais | - CCMAR -

 

Compreender como o oceano age e reage às alterações climáticas e outras mudanças é um dos nossos principais objetivos de investigação. Essas mudanças afetam a biodiversidade e o funcionamento do oceano em grande escala:

  • No espaço - desde ecossistemas locais até ao mundo inteiro;
  • No tempo - desde respostas de curto prazo até escalas de tempo progressivas;
  • Na organização biológica - de moléculas e genes a ecossistemas inteiros.

O nosso objetivo é determinar e compreender os processos e padrões do passado e do presente e usá-los para formular hipóteses possíveis para o futuro. Para alcançar este objetivo, desenvolvemos investigação na área da ciência dos oceanos, tais como oceanografia, ecologia marinha, biologia evolutiva e bioinformática. Esta investigação divide-se em três linhas de trabalho:

  1. Processos Oceânicos e Costeiros, nos quais investigamos os processos e interações físicas, químicas e biológicas, os processos oceânicos e condições climáticas do passado, o carbono e outros ciclos bioelementais e as funções dos ecossistemas.
  2. Efeitos das Alterações Ambientais dos Oceanos, em que analisamos as respostas ecofisiológicas, descobrimos e prevemos as dinâmicas biogeográficas e evolutivas de diversas espécies e as causas e efeitos das alterações antropogénicas dos oceanos.
  3. Evolução em Ambientes em Mudança, where we we study the effects of altered and novel species communities resulting from differential ecosystem tolerance to changing environments.
Líder da Linha Temática